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dc.contributor.advisorCardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão-
dc.contributor.authorTraça, Madalena Solange Jacinto-
dc.date.accessioned2015-11-16T20:10:59Z-
dc.date.available2015-11-16T20:10:59Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-10por
dc.identifier.citationTRAÇA, Madalena Solange Jacinto - Telenovela: Era uma vez… O hibridismo cultural e os estereótipos o poder simbólico ao serviço das representações sociais [Em linha]. Lisboa: ISCTE_IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10149>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10149-
dc.description.abstractO fenómeno televisão veio transformar profundamente o modo como experienciamos os acontecimentos sociais, criando novos modos de interação e relações quotidianas. As telenovelas, enquanto produto cultural de massa e género televisivo de ficção de grande impacto social, ao retratarem vivências e dilemas comuns aos indivíduos constituem um dos mais poderosos agentes de socialização, além da família e da escola. Nela há sistemas de valores e modelos de conduta social que de forma direta ou indireta servem de referência cultural, identitária e ideológica em termos individuais e coletivos. O presente trabalho tem como objetivo analisar os estereótipos veiculados pelas telenovelas e, mais concretamente, investigar quais os efeitos psicossociais que essas mensagens simbólicas terão nas relações e interações interculturais. Ou seja, pretende-se compreender de que forma os estereótipos produzidos pelas telenovelas influenciam no processo de receção cultural, nas atitudes e valores dos indivíduos face à Diversidade Cultural. Para efeito, a investigação centrou-se na estratégia multidimensional e na técnica de análise de conteúdo através de pesquisa documental e de aplicação de entrevista aos telespectadores de novelas de modo a aferir a perceção destes sobre as telenovelas e os conteúdos inerentes a elas, bem como saber a imagem que os mesmos têm sobre o “nós” e “eles”, nomeadamente dos diferentes grupos étnicos existentes. Deste modo, a telenovela, como narrativa de ficção, representa uma nova forma de expressão de um povo, um novo modo de contar, ouvir e ver histórias através da divulgação de imaginários, de maneiras de pensar, sentir e agir de uma dada sociedade.por
dc.description.abstractThe television phenomenon fundamentally transformed the way we experience the social events, creating new modes of interaction and everyday relations. Soap operas, as a cultural product of mass and the soap opera genre fiction of great social impact, portraying experiences and dilemmas common to individuals constitute one of the most powerful agents of socialization outside the family and the school. It is values and models of social conduct that directly or indirectly serve the cultural, identity and ideological reference in terms of individual and collective systems. This study aims to analyze the stereotypes conveyed by soap operas, and more specifically, to investigate what the psychosocial effects that these symbolic messages have relations and intercultural interactions. That is, we intend to understand how stereotypes influence soap operas produced by the process of cultural reception, attitudes and values of individuals in the face of Cultural Diversity. In fact, research has focused on multidimensional strategy and technique of content analysis through documentary research and application interview to viewers of soap operas in order to gauge the perception of these soap operas and content inherent in them, as well as know the image that they have of the "us" and "them", including existing diverse ethnic groups. Thus, the soap opera as narrative fiction represents a new form of expression of a people, a new way to tell, hear and see stories through the dissemination of imaginary, of ways of thinking, feeling and acting in a given society.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEstereótipospor
dc.subjectTelenovelaspor
dc.subjectDiversidade culturalpor
dc.subjectHibridismopor
dc.subjectReceção culturalpor
dc.subjectValores e atitudespor
dc.subjectStereotypespor
dc.subjectSoap operaspor
dc.subjectCultural diversitypor
dc.subjectHybriditypor
dc.subjectCultural receptionpor
dc.subjectValues and attitudespor
dc.titleTelenovela: Era uma vez… O hibridismo cultural e os estereótipos o poder simbólico ao serviço das representações sociaispor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201078180por
thesis.degree.nameMestrado em Sociologia-
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