Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/10110
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martins, Susana da Cruz | - |
dc.contributor.author | Brito, Daniel de Barros Salvaleque de | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-09T12:48:57Z | - |
dc.date.available | 2015-11-09T12:48:57Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.date.submitted | 2014-09 | por |
dc.identifier.citation | BRITO, Daniel de Barros Salvaleque de - Organização escolar: estratégia para lidar com abandono dos alunos: o caso da escola Patrice Lumumba em São Tomé e Príncipe [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10110>. | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/10110 | - |
dc.description.abstract | Este estudo concentra-se no seguinte tema: A estratégia para lidar com abandono dos alunos em São Tomé e Príncipe tendo por referência o caso da Escola Patrice Lumumba. Ao elaborarmos este trabalho, o nosso desejo inicial foi o de conhecermos a organização e o funcionamento da escola perante o fenómeno do abandono escolar. Por isso, fizemos um apanhado extensivo, no que concerne a revisão da literatura, com recurso a vários autores, sobretudo no que respeita à análise organizacional e à escola como organização. Complementarmente, teve-se em conta outros parâmetros como o posicionamento do estado perante a educação; autonomia e descentralização da escola; o conceito de abandono escolar e suas causas. Tendo em conta a Escola Patrice Lumumba, uma escola situada na capital de São Tomé e Príncipe, fizemos um percurso de contextualização da realidade educativa do mesmo país e, particularmente, dessa organização escolar. Tendo em conta que não conhecíamos a perceção dos atores da escola concernente a organização e ao abandono escolar, elaborámos um conjunto de instrumentos que permitiu a recolha de informações, como o guião de questionário e das entrevistas; e a análise documental. Após a recolha de dados, procedemos ao seu tratamento, bem como à sua análise. Na parte final, sugerimos algumas propostas tanto a nível organizativo, como a nível do combate ao abandono escolar. Nas considerações finais fizemos uma reflexão mais global sobre a nossa problemática de estudo, sugestões de intervenção e, finalmente, novas pistas de investigação. | por |
dc.description.abstract | This study focuses on the following theme: strategy for dealing with abandonment of students in Sao Tome and Principe, taking as reference the case of Patrice Lumumba School. Our initial desire was to know the organization and the functioning of the school, addressing the school dropout phenomenon. So we made an extensive overview, regarding the literature review, using several authors, particularly in relation to organizational analysis and the school as an organization; not forgetting other dimensions, such as the positioning of the state towards education, autonomy and decentralization of the school, the concept of school leavers and their causes. Taking into account the Patrice Lumumba School, a school located in the capital of Sao Tome and Principe, we made a contextualization of educational reality from this country, and particularly of that school organization. We developed a set of instruments that allowed the collection of information such as: Script questionnaire and interview; document analysis. After data collection made the treatment of the same, as well as its analysis. In the final part, we suggested some proposals, both the organizational level and at the level of the combat of school dropout. In the final considerations, we made a global reflection of the issue under study, and we also pointed suggestions for action and new avenues of research. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Organização escolar | por |
dc.subject | Autonomia e descentralização | por |
dc.subject | Abandono escolar | por |
dc.subject | Regulação da educação | por |
dc.subject | School organization | por |
dc.subject | School dropout | por |
dc.subject | Autonomy and decentralization | por |
dc.subject | Regulatory education | por |
dc.title | Organização escolar: estratégia para lidar com abandono dos alunos – o caso da escola Patrice Lumumba em São Tomé e Príncipe | por |
dc.type | masterThesis | pt-PT |
dc.peerreviewed | Sim | por |
dc.identifier.tid | 201004402 | - |
thesis.degree.name | Mestrado em Administração Escolar | - |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniel Brito_Projeto_Mestrado AdministEscolar revisto.pdf Restricted Access | 774,75 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.