Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/10063
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zuzarte, M. | - |
dc.contributor.author | Calheiros, M. M. | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-02T13:31:45Z | - |
dc.date.available | 2015-11-02T13:31:45Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/10063 | - |
dc.description.abstract | Este artigo descreve um Programa de intervenção nas interacções pais-filhos, em contextos lúdicos de aprendizagem, o qual é direccionado para famílias “de risco” com crianças até aos 3 anos. Apresenta ainda, um estudo de carácter exploratório onde se avalia a eficácia do programa. O Programa, que tem por objectivo desenvolver competências parentais através da modelagem e experimentação de interacções positivas em sete sessões, foi aplicado a 19 díades pais (Idade M=28.5; DP=9.48) criança (Idade M=21 meses; DP=0.99) em contexto domiciliário. As interacções das 19 díades foram avaliadas com o NCATS – Teaching Scale e o HOME utilizando-se um desenho de avaliação pré-pós teste. Os resultados indicam diferenças significativas em todas as áreas do meio da criança (estimulação diária, materiais lúdicos, ambiente, envolvimento e responsividade emocional e verbal dos pais) e da qualidade da interacção das díades (sensibilidade aos sinais, resposta ao descontentamento, promoção do desenvolvimento, clareza dos sinais e responsividade ao adulto). Não obstante o carácter exploratório do estudo, considera-se que quer a adesão e satisfação dos pais, quer os efeitos positivos do programa nas interacções das díades apontam para a pertinência da prossecução do seu estudo de validação com vista à sua generalização. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Famílias de risco | por |
dc.subject | Interacção | por |
dc.subject | Pais-filhos | por |
dc.subject | Programa de intervenção | por |
dc.subject | At risk families | por |
dc.subject | Child development | por |
dc.subject | Intervention program | por |
dc.subject | Parent-child interactions | por |
dc.title | Programa de intervenção nas interacções pais-filhos “Desenvolver a Sorrir”: estudo exploratório | por |
dc.title.alternative | Intervention program on interactions parent-child | en |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 491 - 504 | - |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.relation.publisherversion | http://www.scielo.mec.pt/pdf/aps/v28n3/v28n3a09.pdf | por |
dc.journal | Análise Psicológica | - |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.volume | 28 | - |
dc.number | 3 | - |
degois.publication.firstPage | 491 | - |
degois.publication.lastPage | 504 | - |
degois.publication.issue | 3 | - |
degois.publication.title | Programa de intervenção nas interacções pais-filhos “Desenvolver a Sorrir”: estudo exploratório | por |
dc.date.updated | 2019-05-16T09:24:54Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.14417/ap.350 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-22577 | - |
iscte.alternateIdentifiers.scopus | 2-s2.0-84887284973 | - |
Aparece nas coleções: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APv28n3a09.pdf | Versão Editora | 98,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.