Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10063
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZuzarte, M.-
dc.contributor.authorCalheiros, M. M.-
dc.date.accessioned2015-11-02T13:31:45Z-
dc.date.available2015-11-02T13:31:45Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn0870-8231-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10063-
dc.description.abstractEste artigo descreve um Programa de intervenção nas interacções pais-filhos, em contextos lúdicos de aprendizagem, o qual é direccionado para famílias “de risco” com crianças até aos 3 anos. Apresenta ainda, um estudo de carácter exploratório onde se avalia a eficácia do programa. O Programa, que tem por objectivo desenvolver competências parentais através da modelagem e experimentação de interacções positivas em sete sessões, foi aplicado a 19 díades pais (Idade M=28.5; DP=9.48) criança (Idade M=21 meses; DP=0.99) em contexto domiciliário. As interacções das 19 díades foram avaliadas com o NCATS – Teaching Scale e o HOME utilizando-se um desenho de avaliação pré-pós teste. Os resultados indicam diferenças significativas em todas as áreas do meio da criança (estimulação diária, materiais lúdicos, ambiente, envolvimento e responsividade emocional e verbal dos pais) e da qualidade da interacção das díades (sensibilidade aos sinais, resposta ao descontentamento, promoção do desenvolvimento, clareza dos sinais e responsividade ao adulto). Não obstante o carácter exploratório do estudo, considera-se que quer a adesão e satisfação dos pais, quer os efeitos positivos do programa nas interacções das díades apontam para a pertinência da prossecução do seu estudo de validação com vista à sua generalização.por
dc.language.isopor-
dc.publisherISPA - Instituto Universitário-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectFamílias de riscopor
dc.subjectInteracçãopor
dc.subjectPais-filhospor
dc.subjectPrograma de intervençãopor
dc.subjectAt risk familiespor
dc.subjectChild developmentpor
dc.subjectIntervention programpor
dc.subjectParent-child interactionspor
dc.titlePrograma de intervenção nas interacções pais-filhos “Desenvolver a Sorrir”: estudo exploratóriopor
dc.title.alternativeIntervention program on interactions parent-childen
dc.typearticle-
dc.pagination491 - 504-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.mec.pt/pdf/aps/v28n3/v28n3a09.pdfpor
dc.journalAnálise Psicológica-
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume28-
dc.number3-
degois.publication.firstPage491-
degois.publication.lastPage504-
degois.publication.issue3-
degois.publication.titlePrograma de intervenção nas interacções pais-filhos “Desenvolver a Sorrir”: estudo exploratóriopor
dc.date.updated2019-05-16T09:24:54Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.14417/ap.350-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-22577-
iscte.alternateIdentifiers.scopus2-s2.0-84887284973-
Aparece nas coleções:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
APv28n3a09.pdfVersão Editora98,66 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.