Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10059
Autoria: Nabais, Débora Amaral de Matos
Orientação: Fernandes, Alexandra Etelvina Martins Marques
Data: 2015
Título próprio: Economic and financial analysis of the portuguese art market
Referência bibliográfica: Nabais, D. A.M.(2015). Economic and financial analysis of the portuguese art market [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10059
Palavras-chave: Art market
Economic and financial analysis
Economics of the art market
Management
Mercados de arte
Análise económico-financeira
Contexto económico dos mercados de arte
Gestão
Resumo: The object of this dissertation aims to assess the profitability of twelve leading Portuguese art market companies from the two markets – primary and secondary/tertiary – by comparing the economic and financial data of each company with companies from the same sector. It begins with the characterization of the art market and by identifying the differences between the global art market and the domestic market, in order to justify the delay in the development and growth of the Portuguese art market. The study proceeds with data from public and private support to the arts and culture, showing a slow assertion of the arts as an actor and promoter of the cultural, social and economic development of a nation. Finally there is a study based on financial data from twelve contemporary art galleries, antique shops and auction houses, from 2010 to 2013, which goal is to explain the economic viability of this small market, its evolution during this period, and its future trends. The fluctuation and low level of results point out to an unstable and unpredictable market, heavily influenced by the country’s economic situation and the lack of cultural education that devaluates the sector. For an international recognition on the Portuguese art market, the public funding and cultural patronage support must increase, to enable companies to grow financially.
A presente dissertação tem como objetivo efetuar uma análise económica e financeira da situação de doze empresas de referência do mercado de arte português – dividido entre mercado primário e mercado secundário / terciário – comparando as mesmas através de diferentes indicadores de modo a analisar a rendibilidade destas empresas. Assim, o presente estudo inicia-se com uma caracterização do mercado de arte e identificação das diferenças entre o mercado global e o mercado nacional, procurando justificar o atraso no desenvolvimento e crescimento do mercado de arte nacional. O estudo prossegue com dados relativos ao apoio público e privado à cultura e às artes nacionais, demonstrando a lenta afirmação das artes como participante e promotora no desenvolvimento cultural, social e económico de uma nação. Por fim realiza-se um estudo baseado nos dados financeiros de doze galerias de arte contemporânea, antiquários e leiloeiras desde 2010 a 2013, de forma a caracterizar a viabilidade económica das empresas analisadas, a sua evolução neste período e as suas tendências. A oscilação e o baixo nível dos resultados apontam para um mercado instável e imprevísivel, bastante influenciado pela situação económica do país e pela falta de educação cultural que desvaloriza este sector. Para um reconhecimento internacional do mercado de arte português é necessário aumentar o apoio público ou até o mecenato cultural, permitindo às empresas do sector crescerem financeiramente.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Mercados da Arte
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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