Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10057
acessibilidade
Title: Desigualdades sociais, desempenho e expetativas escolares e profissionais dos estudantes do ensino pré-universitário: o caso dos alunos de uma escola privada e uma escola estatal no Huambo (Angola)
Authors: Tchiwila, Cecília Jauca
Orientador: Gomes, Sandra Cristina Mateus
Keywords: Desigualdades sociais
Educação
Desempenho escolar
Aspirações
Expetativas
Angola
África
Social Inequalities
Education
School Performance
Aspirations
Expectations
Issue Date: 2015
Citation: TCHIWILA, Cecília Jauca - Desigualdades sociais, desempenho e expetativas escolares e profissionais dos estudantes do ensino pré-universitário: o caso dos alunos de uma escola privada e uma escola estatal no Huambo (Angola) [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10057>.
Abstract: O sistema educativo angolano tem sido, nos últimos anos, objeto de transformações que visam melhorar e garantir o acesso para todos. Este objetivo tem-se concretizado sobretudo no aumento da população estudantil nos diversos ciclos de ensino. No entanto, apesar destes dados serem positivos para o sistema educativo angolano, existe um défice de estudos que abordem a origem social destes públicos estudantis. Por isso, a presente investigação, realizada em duas escolas pré-universitárias da província do Huambo (Angola), teve como objetivo conhecer a origem social e a trajetória escolar dos estudantes e perceber as expetativas que estes jovens/estudantes têm em relação ao seu futuro escolar e profissional. A análise da informação recolhida permitiu identificar que a maior parte dos alunos que frequenta as duas instituições escolares é oriunda de famílias com capital económico elevado, e que o capital cultural é mais elevado entre os alunos da escola católica. O insucesso escolar marca sobretudo a trajetória escolar dos alunos que frequentam a instituição escolar estatal. Apesar de todos os inquiridos terem como objetivo continuar a estudar depois da 12ª classe, os alunos da escola católica ambicionam chegar a níveis escolares mais elevados comparativamente com os alunos da escola estatal. Em relação à futura profissão, os alunos de ambas as instituições escolares esperam vir a desempenhar profissões inseridas nos grupos profissionais considerados mais valorizados socialmente.
The educative system Angolan, in recent years, has been the object of transformation aimed at improving and ensuring access to all. This goal has been achieved especially in increasing student population in the various levels of education. However, despite these data be positive for the Angolan education system, there is deficit in research works on the social backgrounds of the student populace. Therefore, the present research, carried out in two pre-university schools of the province of Huambo (Angola), aimed to know social origin and school life of students and realize the expectations that these young people/students have in relation to future school and professional. The analysis of the information collected has identified that most of the students who attend the two educational institutions are coming from families with high economic capital, and that the cultural capital is higher among student of Catholic school. School failures brand especially the school life of students who attend state school institution. Although all respondents have aimed to continue education after Grade 12, students of Catholic schools aspire to reach higher levels of education compared to the students of the state school. Regarding future profession, students of both educational institutions expect to play professions inserted into the professional groups considered more socially valued.
Description: Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação e Sociedade
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10057
Thesis identifier: 201022443
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Mestrado Educaçaõ e SociedadeTchiwila 2015.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.