Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/9830
acessibilidade
Title: Segmentação do mercado de acesso à internet segundo critérios comportamentais
Authors: Nunes, Pedro Miguel Correia
Orientador: Dionísio, Pedro
Keywords: Adoção da banda larga
Utilização da Internet
Comportamento online
Segmentação blended
Broadband adoption
Internet usage
Online behaviour
Blended segmentation
Issue Date: 2013
Citation: NUNES, Pedro Miguel Correia - Segmentação do mercado de acesso à internet segundo critérios comportamentais [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9830>.
Abstract: Em Portugal, existem cada vez mais acessos à Internet através de banda larga. Mais de 6 milhões de portugueses utilizam-na cada vez com mais frequência. De acordo com estudos anteriores, existem variáveis que influenciam a adoção e a difusão da banda larga nos países, o que consequentemente afeta o crescimento económico. Com a globalização do acesso à Internet, surgem novos desafios aos marketeers, nomeadamente, a necessidade de aplicar novas estratégias de marketing, tais como uma segmentação blended. Saber o que os utilizadores fazem online e como se comportam pode contribuir para esta nova prática. É nesta base que surge a presente investigação, a qual se propõe estudar o comportamento dos utilizadores, segundo as suas preferências, hábitos de consumo da Internet e variáveis que os motivam a aderir e utilizar a Internet, por forma a segmentar o mercado de acesso à Internet segundo critérios comportamentais. Durante o enquadramento teórico desta pesquisa foram sendo descobertas algumas estratégias de segmentação já existentes com base em critérios comportamentais e psicográficos e foram identificados estilos de vida digitais que ajudaram a compreender e a delimitar a amplitude dos conteúdos. Foi realizado um questionário online, promovido através de email e das redes sociais que obteve 279 respostas válidas. Da análise estatística dessa amostra concluiu-se que os dados sociodemográficos também influenciam a utilização da Internet. A segmentação resultante deste estudo classificou os utilizadores em “browsers”, “socializers”, “non-tech”, “gamers”, “entertained” e “geeks”. Para tal, recorreu-se à análise de clusters com base em fatores de adoção e comportamentos.
In Portugal, the broadband access is growing every day. More than 6 million persons use it with increasing frequency. It is proven through previous researches that some factors promote the diffusion and adoption of broadband in the different countries, which consequently affects economic growth. With the globalization of Internet access, new challenges are presented to marketers, in particular, the need to implement new marketing strategies, such as a blended segmentation. Knowing what users do online and how they behave can contribute to this new practice of segmenting the market. It is in the context of this framework that the present investigation appears, aiming at the study of the behaviour of users according to their preferences, their consumption habits of the Internet, and the variables that motivate them to join and use the Internet, in order to segment the market of Internet access through behavioural criteria. During the theoretical framework of this research some existing strategies for segmentation based on behavioural and psychographic criteria were discovered, and digital lifestyles that helped to understand and define the range of type of contents were identified. An online survey was held, promoted through email and social networks, with 279 valid resulting responses. Statistical analyses of this sample concluded that the socio-demographic characteristics also influence the use of the Internet. The segmentation emerging from this study classified the Internet users in browsers, socializers, non-tech, gamers, entertained and geeks. To reach this conclusion a cluster analysis based on adoption factors and behaviours was carried out.
Description: Tese de Dissertação de Mestrado em Marketing / JEL: M31; L86
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/9830
Thesis identifier: 201059100
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Pedro Nunes - Segmentação do mercado de acesso à Internet segundo critérios comportamentais.pdf2.35 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.