Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9261
Autoria: Azevedo, Cláudia Almeida
Orientação: Prada, Marília
Rosa, Inês
Data: 2014
Título próprio: Experience- a ponte entre a marca e o consumidor: perceções do consumidor sobre a experiência.
Referência bibliográfica: AZEVEDO, Cláudia Almeida - Experience- a ponte entre a marca e o consumidor: perceções do consumidor sobre a experiência [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9261>.
Palavras-chave: Escala de experiência de marca
Experiência de compra
Experience
Marketing experiencial
Envolvimento
Interesse
Recomendação
WOM
Lealdade
Satisfação
Resumo: O estudo centra-se na análise do Experience que se refere à ativação de marca que visa promover uma experiência diferenciadora e que se distingue pela sua componente mais prática, de entretenimento e experiencial, onde o consumidor tende a desempenhar um papel mais ativo, podendo estar ou não diretamente envolvidas a venda de um produto ou serviço. Procedeu-se à avaliação de um Experience de carnaval proporcionado por uma marca de cadeia de hipermercados onde foram inquiridos dois grupos distintos de consumidores – participantes Experience e visitantes da superfície comercial (Grande Porto e Grande Lisboa). Como principal questão de investigação pretendeu-se verificar se os inquiridos percecionavam a iniciativa mais como promoção de marca ou mais como uma experiência. Também se procedeu à investigação das diferenças existentes entre os grupos, tendo em consideração variáveis como a escala de experiência de marca, o envolvimento e perceção da iniciativa, os níveis de Word-of-Mouth (WOM), lealdade e satisfação. De um modo geral, os participantes no Experience percecionam a iniciativa mais como uma experiência, bem como apresentam níveis mais elevados de WOM e de envolvimento na escala de experiência de marca. No que diz respeito ao envolvimento as diferenças encontradas entre grupos não são significativas. Verificou-se também o efeito principal da localização onde, de forma global, os inquiridos do Grande Porto tendem a avaliar mais positivamente o Experience do que os inquiridos da Grande Lisboa. Pretende-se com este estudo dar início ao desenvolvimento de um instrumento indicado para a avaliação de Experiences salientando as mais-valias teóricas e práticas desta nova investigação
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.