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http://hdl.handle.net/10071/6058
Autoria: | Gomes, Rui Telmo |
Orientação: | Santos, Maria de Lurdes Lima dos Costa, António Firmino da |
Data: | 2013 |
Título próprio: | Fazer música Underground: estetização do quotidiano, circuitos juvenis e ritual |
Referência bibliográfica: | GOMES, Rui Telmo - Fazer música Underground: estetização do quotidiano, circuitos juvenis e ritual [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6058>. |
ISBN: | 978-989-732-348-5 |
Palavras-chave: | Práticas culturais Culturas juvenis Estetização do quotidiano Música popular Ritual Performance Underground Cultural participation Youth cultures Everyday aesthetics Popular music |
Resumo: | A estreita relação entre música popular e culturas juvenis é objeto de uma longa
tradição de pesquisa. A prática musical juvenil underground é uma sua demonstração
particularmente enérgica. Para lá de uma certa imagem espetacular e marginal, o underground
é uma esfera social marcada simultaneamente pela densificação relacional e transitoriedade
dos percursos musicais. Procuro neste estudo analisar a construção social do underground,
através da elaboração dos seguintes planos teóricos: (i) socialização musical desde a formação
do gosto em família e entre amigos até à aprendizagem autodidata; (ii) modos de organização
do trabalho de auto-produção musical e formação de circuitos subterrâneos; (iii) dimensão
fenomenológica, temporal e simbólica do processo ritual focado no concerto. Concluo que a
experiência underground é não tanto um rito de passagem mas sobretudo um rito de
procrastinação – um expediente proactivo de adiar simbolicamente a entrada na vida adulta e de preservar a prática criativa como parte central do quotidiano. The close relationship between popular music and youth cultures has a long research tradition. Underground music making is arguably one of the liveliest demonstrations of such relationship. Apart from its spectacular and marginal image, the underground is a social sphere simultaneously defined by dense social relations and transient musical pathways. My aim is to study underground’s social construction, for which purpose I elaborate on three main theoretical issues: (i) musical socialization from early acquired taste among family and friends to later self-taught playing; (ii) self-production methods and do-ityourself networks configuration; (iii) phenomenological, temporal and symbolic dimensions of the gig ritual process. Underground experience is to be seen not so much as a rite of passage, I conclude, but in fact as a procrastination rite – a proactive ploy for symbolically delaying adulthood and preserving creative practice as a significant everyday feature. |
Designação do grau: | Doutoramento em Sociologia |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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