Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/33490
Author(s): Mata, João Trocado da
Neves, José Soares
Ávila, Patrícia
Lopes, Miguel Ângelo
Date: 26-Feb-2025
Title: Práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário – Barómetro’23
Reference: Mata, João Trocado da, Neves, José Soares (coords), Ávila, Patrícia, e Lopes, Miguel Ângelo (2025), Práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário – Barómetro’23, Lisboa, Observatório Português das Atividades Culturais, CIES-Iscte.
ISBN: 978-972-8048-95-2
Keywords: PNL2027; Práticas de leitura; Estudantes dos ciclos básico e sedundário
Abstract: O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) encomendou ao Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC), um estudo sobre a Evolução das Práticas de Leitura dos Alunos dos Ensinos Básico e Secundário. O estudo foi realizado em parceria com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Com esta operação, iniciou-se a construção de um sistema de recolha regular de informação sobre a evolução das práticas de leitura dos alunos do ensino não superior, respondendo a uma necessidade há muito diagnosticada pelas principais entidades com responsabilidades na promoção da leitura em Portugal (o Plano Nacional de Leitura ou a Rede de Bibliotecas Escolares), bem como pelas universidades e centros de investigação. Os resultados do Barómetro’23 mostram, em geral, valores elevados da leitura de livros, com percentagens de 97% no 1.º ciclo e 96% no 2.º ciclo, seguidas de uma diminuição progressiva para 90% no 3.º ciclo e 78% no ensino secundário.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:OPAC-CIES - R - Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPAC_Barómetro_VersãoFinal.pdf3,86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.