Utilize este identificador para referenciar este registo:
                
    
    http://hdl.handle.net/10071/33490| Autoria: | Mata, João Trocado da Neves, José Soares Ávila, Patrícia Lopes, Miguel Ângelo | 
| Data: | 2025 | 
| Título próprio: | Práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário – Barómetro’23 | 
| Referência bibliográfica: | Mata, João Trocado da, Neves, José Soares (coords), Ávila, Patrícia, e Lopes, Miguel Ângelo (2025), Práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário – Barómetro’23, Lisboa, Observatório Português das Atividades Culturais, CIES-Iscte. | 
| ISBN: | 978-972-8048-95-2 | 
| Palavras-chave: | PNL2027; Práticas de leitura; Estudantes dos ciclos básico e sedundário | 
| Resumo: | O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) encomendou ao Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC), um estudo sobre a Evolução das Práticas de Leitura dos Alunos dos Ensinos Básico e Secundário. O estudo foi realizado em parceria com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Com esta operação, iniciou-se a construção de um sistema de recolha regular de informação sobre a evolução das práticas de leitura dos alunos do ensino não superior, respondendo a uma necessidade há muito diagnosticada pelas principais entidades com responsabilidades na promoção da leitura em Portugal (o Plano Nacional de Leitura ou a Rede de Bibliotecas Escolares), bem como pelas universidades e centros de investigação. Os resultados do Barómetro’23 mostram, em geral, valores elevados da leitura de livros, com percentagens de 97% no 1.º ciclo e 96% no 2.º ciclo, seguidas de uma diminuição progressiva para 90% no 3.º ciclo e 78% no ensino secundário. | 
| Arbitragem científica: | yes | 
| Acesso: | Acesso Aberto | 
| Aparece nas coleções: | OPAC-CIES - R - Relatórios | 
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| report_hdl33490.pdf | 3,86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | 
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.
 
          











