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http://hdl.handle.net/10071/28011
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Marques, S. C. S. | - |
dc.contributor.author | Doetsch, J. | - |
dc.contributor.author | Abate, G. | - |
dc.contributor.author | Brødsgaard, A. | - |
dc.contributor.author | Colombo, G. | - |
dc.contributor.author | Cuttini, M. | - |
dc.contributor.author | Pedersen, P. | - |
dc.contributor.author | Barros, H. | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-22T10:44:43Z | - |
dc.date.available | 2023-02-22T10:44:43Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Marques, S. C. S., Doetsch, J., Abate, G., Brødsgaard, A., Colombo, G., Cuttini, M., Pedersen, P., & Barros, H. (2022). Compreender a participação em estudos de coorte europeus de crianças prematuras: pontos de vista de pais, profissionais de saúde e investigadores. Cadernos de saúde societal, 2, 27-52. Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/28011 | - |
dc.identifier.issn | 2184-9676 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/28011 | - |
dc.description.abstract | Contextualização: A retenção de participantes em estudos de coorte é um grande desafio. É necessária uma melhor compreensão de todos os elementos envolvidos nos fenómenos de participação e de atrito em contextos par‑ ticulares para desenvolver estratégias de retenção eficazes. O estudo visou alcançar uma compreensão aprofundada da retenção de participantes em coortes longitudinais centrando‑se tanto nas perspetivas de participantes investigados quanto de investigadores, em três cenários sociogeográficos e culturais diversos. Métodos: Este estudo utilizou uma triangulação de métodos multi‑situados para recolher dados sobre estudos de coorte de crianças nascidas com menos de 32 semanas de gestação na Dinamarca, Itália e Portugal. Incluiu uma metodologia visual colaborativa, grupos focais e entrevistas individuais semi‑‑dirigidas com atores chave envolvidos nas coortes (pais, staff, profissionais de saúde, investigadores). Foi recolhida uma amostra intencional de 48 ato‑ res chave (n=13 na Dinamarca; n=13 na Itália; n=22 em Portugal). Na análise foi aplicada uma triangulação de análise temática fenomenológica com análise do discurso. Foram identificados, em vários níveis e etapas, elementos situacionais contextualmente específicos e transversais envolvidos nos fenómenos de participação e atrito nestas coortes infantis. Resultados: Principais resultados incluíram: desafios situacionais que afetam o potencial e amplitude de possibilidades na implementação estratégica (ambiente geopolítico, mudanças sociais, modelos de financiamento da inves‑ tigação); elementos situacionais relacionados com estratégias particulares que atuam como dissuasores (questionários postais) e facilitadores (múltiplas estratégias flexíveis, lembretes, interação regular); motivações maiores para aceitar participar e continuar na coorte (altruísmo/solidariedade e gratidão/ /sentido do dever de retribuir); principais desmotivadores para participar em ondas de acompanhamento/follow‑up (fraco elo de ligação ao estudo, retorno de informação insuficiente); perceção parental de entrelaçamento dos acompanhamentos clínico e da investigação que atua quer como facilitador quer Conclusões: A utilização de uma abordagem multi‑situada, focada na interação da experiência vivida dos indivíduos envolvidos, foi da maior utilidade para compreender a variabilidade da participação sob diferentes implementações estratégicas em contexto. Foram identificados elementos situacionais contextualmente específicos e transversais que atuam como fatores influenciadores na participação e no atrito das coortes como dissuasor. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Iscte - Instituto Universitário de Lisboa | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04750%2F2020/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Research | por |
dc.subject | Europe | por |
dc.subject | Coortes europeias | por |
dc.subject | Estudo longitudinal | por |
dc.subject | Crianças prematuras | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Retenção | por |
dc.subject | Estudo qualitativo multi situado | por |
dc.subject | Métodos visuais colaborativos | por |
dc.subject | Saúde pública -- Public health | por |
dc.subject | Societal health | por |
dc.title | Compreender a participação em estudos de coorte europeus de crianças prematuras: pontos de vista de pais, profissionais de saúde e investigadores | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 27 - 52 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.volume | 2 | - |
dc.date.updated | 2023-02-22T10:42:10Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Antropologia | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-89963 | - |
iscte.journal | Cadernos de Saúde Societal | - |
Aparece nas coleções: | CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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article_89963.pdf | 551,6 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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