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dc.contributor.authorMarques, S. C. S.-
dc.contributor.authorDoetsch, J.-
dc.contributor.authorAbate, G.-
dc.contributor.authorBrødsgaard, A.-
dc.contributor.authorColombo, G.-
dc.contributor.authorCuttini, M.-
dc.contributor.authorPedersen, P.-
dc.contributor.authorBarros, H.-
dc.date.accessioned2023-02-22T10:44:43Z-
dc.date.available2023-02-22T10:44:43Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMarques, S. C. S., Doetsch, J., Abate, G., Brødsgaard, A., Colombo, G., Cuttini, M., Pedersen, P., & Barros, H. (2022). Compreender a participação em estudos de coorte europeus de crianças prematuras: pontos de vista de pais, profissionais de saúde e investigadores. Cadernos de saúde societal, 2, 27-52. Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/28011-
dc.identifier.issn2184-9676-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/28011-
dc.description.abstractContextualização: A retenção de participantes em estudos de coorte é um grande desafio. É necessária uma melhor compreensão de todos os elementos envolvidos nos fenómenos de participação e de atrito em contextos par‑ ticulares para desenvolver estratégias de retenção eficazes. O estudo visou alcançar uma compreensão aprofundada da retenção de participantes em coortes longitudinais centrando‑se tanto nas perspetivas de participantes investigados quanto de investigadores, em três cenários sociogeográficos e culturais diversos. Métodos: Este estudo utilizou uma triangulação de métodos multi‑situados para recolher dados sobre estudos de coorte de crianças nascidas com menos de 32 semanas de gestação na Dinamarca, Itália e Portugal. Incluiu uma metodologia visual colaborativa, grupos focais e entrevistas individuais semi‑‑dirigidas com atores chave envolvidos nas coortes (pais, staff, profissionais de saúde, investigadores). Foi recolhida uma amostra intencional de 48 ato‑ res chave (n=13 na Dinamarca; n=13 na Itália; n=22 em Portugal). Na análise foi aplicada uma triangulação de análise temática fenomenológica com análise do discurso. Foram identificados, em vários níveis e etapas, elementos situacionais contextualmente específicos e transversais envolvidos nos fenómenos de participação e atrito nestas coortes infantis. Resultados: Principais resultados incluíram: desafios situacionais que afetam o potencial e amplitude de possibilidades na implementação estratégica (ambiente geopolítico, mudanças sociais, modelos de financiamento da inves‑ tigação); elementos situacionais relacionados com estratégias particulares que atuam como dissuasores (questionários postais) e facilitadores (múltiplas estratégias flexíveis, lembretes, interação regular); motivações maiores para aceitar participar e continuar na coorte (altruísmo/solidariedade e gratidão/ /sentido do dever de retribuir); principais desmotivadores para participar em ondas de acompanhamento/follow‑up (fraco elo de ligação ao estudo, retorno de informação insuficiente); perceção parental de entrelaçamento dos acompanhamentos clínico e da investigação que atua quer como facilitador quer Conclusões: A utilização de uma abordagem multi‑situada, focada na interação da experiência vivida dos indivíduos envolvidos, foi da maior utilidade para compreender a variabilidade da participação sob diferentes implementações estratégicas em contexto. Foram identificados elementos situacionais contextualmente específicos e transversais que atuam como fatores influenciadores na participação e no atrito das coortes como dissuasor.por
dc.language.isopor-
dc.publisherIscte - Instituto Universitário de Lisboa-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04750%2F2020/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectResearchpor
dc.subjectEuropepor
dc.subjectCoortes europeiaspor
dc.subjectEstudo longitudinalpor
dc.subjectCrianças prematuraspor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectRetençãopor
dc.subjectEstudo qualitativo multi situadopor
dc.subjectMétodos visuais colaborativospor
dc.subjectSaúde pública -- Public healthpor
dc.subjectSocietal healthpor
dc.titleCompreender a participação em estudos de coorte europeus de crianças prematuras: pontos de vista de pais, profissionais de saúde e investigadorespor
dc.typearticle-
dc.pagination27 - 52-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume2-
dc.date.updated2023-02-22T10:42:10Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúdepor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Antropologiapor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-89963-
iscte.journalCadernos de Saúde Societal-
Aparece nas coleções:CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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