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http://hdl.handle.net/10071/18615
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Title: Análise dinâmica de práticas éticas nos serviços públicos de saúde: uma abordagem processual com recurso a mapas cognitivos fuzzy
Authors: Brás, Joana Alexandra Tavares Abrantes
Orientador: Ferreira, Fernando Alberto Freitas
Keywords: Gestão da saúde
Serviço público
Profissional de saúde
Ética
Mapa cognitivo
Sistemas de apoio à decisão
Decision support systems
Fuzzy cognitive mapping
Ethical practices
Health care sector
Public health care system
Issue Date: 28-Nov-2018
Citation: Brás, J. A. T. A. (2018). Análise dinâmica de práticas éticas nos serviços públicos de saúde: uma abordagem processual com recurso a mapas cognitivos fuzzy [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18615
Abstract: A atividade dos profissionais de saúde exige a adoção de princípios éticos estritos, que, por definição, dependem de múltiplas variáveis. Identificamos a relação médico-utente, o relacionamento interpares (i.e. médicos, enfermeiros e demais técnicos), e a ligação com a sociedade em geral. Neste contexto, a presente dissertação incide, em primeiro lugar, sobre a relevância da ética no sector da saúde, partindo depois para a discussão da importância das estruturas criadas para avaliar as práticas éticas no sector público. Posteriormente, o foco do trabalho centra-se no desenvolvimento de um modelo conceptual representativo das variáveis que influenciam a ética nos serviços públicos de saúde com recurso à utilização de mapas cognitivos "fuzzy", que permitem determinar quais as variáveis mais relevantes no domínio em estudo. Os mapas cognitivos "fuzzy" são uma ferramenta aplicável a diversas áreas do conhecimento, que permite estruturar problemas de decisão complexos e identificar relações de causalidade entre as variáveis, de forma a apoiar o processo de tomada de decisão. Os resultados obtidos com base no "know-how" e experiência de especialistas no sector da saúde mostram que o "Perfil do Profissional", a "Administração", as "Relações de Equipas", os "Fatores Externos", o "Princípio da Equidade" e o "Respeito" são os determinantes que apresentam maior grau de centralidade. Ou seja, são os critérios com maior representatividade na análise das práticas éticas nos serviços públicos de saúde. As vantagens e limitações do modelo desenvolvido são também objeto de discussão.
The activity of health care professionals requires the adoption of strict ethical principles, which, by definition, depend on multiple variables. We identify the doctor-patient relationship, the "inter-pare" acquaintance (i.e. doctors, nurses and other technicians), and the connection with the society at large. In this context, the research focuses firstly on the relevance of ethics in the health care sector, and then discusses the importance of the structures created to evaluate ethical practices in the public sector. Next, the study focuses on the development of a conceptual model representative of the variables that influence ethics in the public health care services, using fuzzy cognitive mapping, which allows the most relevant variables in this study context to be identified. Fuzzy cognitive mapping is a tool with great potential in the structuring of complex decision problems, allowing for the identification of cause-and-effect relationships between variables and supporting decisionmaking. The results obtained are based on the know-how and practical experience of experts in the public health care sector, and show that "Professional Profile", "Administration", "Team Relationships", "External Factors", "Principles of Equity and Respect" are the determinants that present the highest degrees of centrality (i.e. are the most representative criteria in the analysis of ethical practices in the public health care services). The advantages and limitations of the cognitive structure developed in this study are also discussed.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/18615
Thesis identifier: 202128164
Designation: Mestrado em Gestão de Empresas
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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