Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17931
Autoria: Gomes, Vanessa Sofia de Sousa
Orientação: Esteves, Pedro
Data: 17-Dez-2018
Título próprio: Plano de marketing - Aparthotel Casa Areias
Referência bibliográfica: Gomes, V. S. de S. (2018). Plano de marketing - Aparthotel Casa Areias [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17931
Palavras-chave: Plano de marketing
Turismo
Marketing relacional
Trabalho de projeto
Marketing Plan
Tourism
Hospitality
Communication plan
Loyalty
Costumer satisfaction
Relational marketing
Resumo: A realização deste projeto empresa é motivado essencialmente por critérios de natureza pessoal. Para a autora este desafio tem um peso e uma motivação pessoal muito forte uma vez que se trata de um projeto de cariz familiar, onde passou grande parte da sua infância. Devido ao facto dos atuais proprietários, a curto prazo, deixarem de poder continuar com a gestão do negócio, a autora vê aqui a oportunidade em assumir funções no futuro e restruturar este negócio tal como sempre sonhou. No âmbito da conclusão do mestrado em Marketing Management pelo INDEG, e na aquisição de conhecimentos nesta área, tornou-se um desafio a ideia de fazer este projeto empresa. Assim, o presente projeto tem como principal objetivo a elaboração de um Plano de Marketing que garanta a continuidade deste negócio e que lhe dê a oportunidade de ser mais competitivo e atrativo para o mercado. Desde a sua inauguração há praticamente 30 anos, que o mercado do turismo tem sofrido grandes alterações e evoluções. Isso trouxe também diversos obstáculos e desafios ao Aparthotel. Por um lado, uma concorrência extremamente competitiva e, por outro, uma gestão familiar, com orçamentos reduzidos e sem qualquer plano estratégico, de comunicação ou de marketing. Numa primeira fase, recolheram-se dados para caracterizar o meio envolvente e o próprio setor do turismo, quer a nível mundial quer em Portugal, para depois se definirem quais as melhores estratégias a implementar. Face às dificuldades e necessidades encontradas redefiniramMix, reformulou-se o produto, o preço e desenvolveu-se um plano de comunicação. Por último, introduziram-se conceitos como o Marketing Relacional, a Fidelização e Satisfação dos Clientes, fazendo uma aposta forte em conhecer melhor o cliente e oferecer-lhe um serviço melhor e diferenciado que vá de encontro às suas necessidades e expectativas.
The realization of this project is motivated essentially by a personal criterial. For the author this challenge has a very strong weight and personal motivation since it is a family project, where she spent much of her childhood. Due to the fact that the current owners are no longer able to continue with the management of this business in the short term, the author sees the opportunity to assume functions in the future and to restructure this business as she has always dreamed. In the scope of the completion of the Master in Marketing Management by INDEG, and in acquiring knowledge in this area, it became a challenge the idea of doing this project company. The main objective of this project is the elaboration of a Marketing Plan that guarantees the continuity of this business and that gives it the opportunity to be more competitive and attractive to the market. Since its inauguration almost 30 years ago, the tourism market has notice major changes and evolutions. This has also brought various obstacles and challenges to the Aparthotel. On the one hand, competition is extremely competitive and, on the other hand, his family management, with budgets reduced and without any strategic plan, communication or marketing. In the first phase, data were collected to characterize the surrounding environment and the tourism sector itself, both in the world and in Portugal, in order to determine the best strategies to be implemented. Faced with the difficulties and needs found, the 8 P's of the Marketing Mix were redefined, the product was reformulated, the price was developed and a communication plan was developed. Finally, concepts such as Relational Marketing, Customer Loyalty and Customer Satisfaction were introduced, making a strong commitment to better know the customer and offer a better and differentiated service that meets their needs and expectations.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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