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dc.contributor.advisorDionísio, José Pedro da Cunha Catalão-
dc.contributor.advisorPereira, Hélia Maria Gonçalves-
dc.contributor.authorMendonça, Filipe de Amaral Pedro Bota de-
dc.date.accessioned2018-07-13T13:16:51Z-
dc.date.available2018-07-13T13:16:51Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.date.submitted2017-09-
dc.identifier.citationMendonça, F. de A. P. B. de (2018). New trends in marketing: the impact in convenience store's atmosphere [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16368pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/16368-
dc.description.abstractThe decision to apply atmospheric elements to the store environment has been implemented by many managers with favorable outcomes for the company and the clients. Despite the usual application of the traditional stimulus (e.g. color, light, music, scent) the effect of implementing new trends in marketing on the retail space remains unclear. These future trends include hybrid stores, interactive screens, new payment methods, customer-employee interaction, revolving decors, retailtainment, storytelling, co-creation, reverse channels and store mood zones. The effects of these trends become even more unpredictable if these are implemented in the convenience store sector. Hence, the goal of this master’s dissertation is to validate the impact of the new trends in marketing in convenience store’s atmosphere to impact the Portuguese customers. This dissertation reached the established goal through the study of the relevant literature and empirical application. Based on case studies from the literature, the research questions were formulated. These research questions consider the impact of hybrid stores, interactive screens, new payment methods, customer-employee interaction, revolving decor and new products, services and retail formats on the convenience store environment. Furthermore, the empirical research included an exploratory and qualitative methodology (focus group and virtual reality). The following results were confirmed in this study: displaying a parapharmacy showcase will increase the sales of the store (hybrid stores); an employee’s positive attitude will increase the satisfaction of the experience and affect the loyalty of the customer (customer-employee interaction); selling healthy food will increase the shopping intentions; the existence of a printer/copy machine will increase the interest of going to a convenience store and a fresh and natural convenience store concept will attract more customers (new retail products, services and retail formats). Other trends such as the interactive menu screen and the revolving decor (digital signage) were considered with some potential even though the insights were not sufficient to validate the research questions. The rest of the research questions were not conclusive or rejected by the empirical findings. Despite the shortcomings of this study, convenience store retail managers in Portugal must, therefore, understand the potential of these solutions towards convenience stores, but must also always consider the consumption habits of Portuguese consumers.por
dc.description.sponsorshipEstímulos sensoriais em ambiente de loja (cor, luz, música e aroma), têm sido largamente implementados por muitos gestores trazendo resultados bastante positivos tanto para as empresas como para os clientes que entram na loja. Pelo contrário se considerarmos as novas tendências de marketing estas acabam por ainda não ser muito abordadas na atmosfera de loja. Estas novas tendências incluem lojas híbridas, ecrãs interativos, novos métodos de pagamentos, relação empregado-cliente, decoração rotativa, "retailtainment", "storytelling", co-criação, canais invertidos e criação de vários ambientes em loja. O impacto destas novas tendências é ainda menos estudado no sector das lojas de conveniência. Assim sendo, o principal objetivo desta dissertação é validar o impacto destas novas tendências de marketing no contexto do ambiente das lojas de conveniência, em especial para os consumidores portugueses. A questão de partida foi definida após um estudo intensivo da literatura científica e aplicação empírica existente sobre o tema. As questões de investigação foram definidas tendo por base estudos de caso das novas tendências existentes na literatura. As questões de investigação pretendem avaliar o impacto de algumas tendências num ambiente de loja de conveniência, tais como lojas híbridas, ecrãs interativos, novos métodos de pagamento, interação entre empregados e clientes, decoração rotativa e novos produtos, serviços e formatos de retalhos. O método adotado para responder a estas questões foi uma metodologia exploratória e qualitativa ("focus group" e experimentação de realidade virtual). Foram aprovadas as seguintes questões de investigação: a exposição de uma vitrine de parafarmácia irá aumentar as vendas da loja (lojas híbridas); uma atitude positiva por parte dos empregados aumenta a satisfação do cliente e influencia e lealdade do mesmo (interação entre empregados e clientes); vender comida saudável numa loja de conveniência aumenta as intenções de consumo de quem visita a loja; a existência de uma máquina de fotocópias aumenta o interesse a ir a uma loja de conveniência e por fim um novo conceito de loja de conveniência com produtos frescos e naturais vai atrair mais consumidores (novos produtos, serviços e formatos de retalhos). Outras tendências de marketing apresentadas na parte empírica, como menus interativos e decoração rotativa (sinalização digital) foram consideradas com algum potencial, apesar do "feedback" dos participantes não ter sido totalmente conclusivo. As restantes questões de investigação do estudo foram rejeitadas ou tiveram resultados inconclusivos.Apesar das limitações deste estudo, os gestores das cadeias de lojas de conveniência em Portugal devem capitalizar estas soluções para as suas lojas, não esquecendo os hábitos de consumo do consumidor Português.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectRetailpor
dc.subjectNew trends in marketingpor
dc.subjectStore atmospherepor
dc.subjectConveniece storepor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectLojas de conveniênciapor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectDecoraçãopor
dc.subjectPreferência do consumidorpor
dc.titleNew trends in marketing: the impact in convenience store's atmospherepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201791188por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
dc.date.embargo2020-07-13-
dc.subject.jelM31-
dc.subject.jelM39-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
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