Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/14802
acessibilidade
Title: CANOE e Fluxo: determinantes na adoção de curso de programação online gamificado
Other Titles: CANOE and flow: determinants in the adoption of online programming gamified course
Authors: Piteira, M.
Costa, C. J.
Aparicio, M.
Keywords: Fluxo
CANOE
Gamifcação
Programação
Adoção
Issue Date: 2017
Publisher: AISTI (Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação)
Abstract: Atualmente o saber programar é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho. A gamificação é uma solução emergente que tem vindo a ser adotada na educação e que contribui para incentivar e estimular os estudantes ao estudo da programação. Este estudo propõe um modelo explicativo que incorpora as cinco dimensões da personalidade (CANOE) e o fluxo como determinantes na adoção de um curso online de programação gamificado. O estudo foi conduzido com uma amostra de alunos universitários, e o modelo explicativo foi validado usando a modelação de equações estruturais. Os resultados indicam que o CANOE tem efeitos positivos no prazer de utilização, facilidade de utilização e utilidade percebida. O fluxo tem efeitos positivos no prazer de utilização e no uso. Os resultados são um contributo para a compreensão dos determinantes na adoção de cursos online gamificados.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/14802
DOI: 10.17013/risti.25.34-53
ISSN: 1646-9895
Ciência-IUL: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-40553
Appears in Collections:ISTAR-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
CANOE e Fluxo.pdfVersão Editora621.29 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.