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http://hdl.handle.net/10071/12592
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Title: Relações de amizade em idade pré-escolar: concordância entre relatos de crianças e educadores
Authors: Martins, Pedro Daniel Dias
Orientador: Aguiar, Cecília
Daniel, João
Keywords: Psicologia educacional
Criança
Educação pré-escolar
Relação professor-aluno
Amizade
Friendship
Preschool-aged children
Teacher-child agreement
Sociometric ratings
Issue Date: 6-Dec-2016
Citation: MARTINS, Pedro Daniel Dias - Relações de amizade em idade pré-escolar: concordância entre relatos de crianças e educadores [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12592>.
Abstract: Pretendeu-se avaliar o grau de concordância criança-educador relativo à presença de relações de amizade entre crianças em idade pré-escolar inferidas através dos relatos dos educadores acerca dos companheiros de brincadeira preferidos da criança e das avaliações sociométricas das crianças do grupo. Este estudo englobou 44 salas de educação pré-escolar, perfazendo um total de 764 crianças (401 meninos e 363 meninas) (Midade= 60.86 meses, DP = 8.79), das quais 64 tinham necessidades educativas especiais. Testaram-se os efeitos das características da sala (e.g., tamanho do grupo, interações educador-crianças), do educador (e.g., experiência profissional) e das crianças (e.g., idade) no nível de concordância educador-crianças, medido através do coeficiente kappa. Os resultados demonstraram um maior grau de concordância educador-crianças em salas com grupos mais pequenos, quando as crianças têm desenvolvimento típico e quando as crianças são mais velhas. De futuro, seria importante desenvolver mais estudos sobre esta temática e desenvolver programas de desenvolvimento profissional de forma a promover o conhecimento do educador acerca da estrutura social da turma.
The goal of this study was to evaluate teacher-child agreement about the presence of friendship relations among preschool-aged children, using teachers’ reports of preferred playmates and children’s sociometric ratings. This study was conducted in 44 preschool classrooms and 764 children participated (401 boys and 363 girls) (Mage = 60.86; SD = 8.79), of which 64 had special education needs. The effects of classroom (e.g., group size, teacher-child interactions), teacher (e.g., professional experience), and child characteristics (e.g., age) on teacher-child agreement, as measured by the kappa coefficient, were tested. Results showed higher teacher-child agreement in smaller groups, with older children, and with typically developing children. Further studies would be important on this topic as well as promoting professional development programs to improve teacher’s knowledge about the social structure of the group.
Description: PsycInfo: 2200 Psicometria & Estatística & Metodologia; 2227 Medidas Educacionais; 3500 Psicologia Educacional; 3560 Dinâmicas da Sala de Aula & Ajustamento dos Alunos & Atitudes
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12592
Thesis identifier: 201361981
Designation: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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