Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/12566
acessibilidade
Title: A escola como ator de desenvolvimento local
Authors: Bandeira, João Carlos Barbosa
Orientador: Amaro, Rogério Roque
Keywords: Desenvolvimento local
Parceria educativa
Escola
Ensino secundário
Partenariado
Local development
Local
Partnership
Holistic analisys
Education
School territorization
Issue Date: 28-Nov-2016
Citation: BANDEIRA, João Carlos Barbosa - A escola como ator de desenvolvimento local [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12566>.
Abstract: A presente dissertação corresponde a um dos requisitos para obtenção do grau de mestre em Estudos de Desenvolvimento, Ramo Diversidades Locais Desafios Mundiais. Correspondendo a dissertação a um estudo de caso, esta foca-se num local situado no município da Amadora, pretendendo-se com a mesma verificar de que forma pode a escola secundária do local, promover e participar num processo de desenvolvimento local, envolvendo a comunidade escolar no referido processo. Assim, afigura-se como objetivo geral, da dissertação, verificar de que modo a escola pode ser um ator de desenvolvimento local através da mobilização da comunidade escolar, a partir da sua atuação pedagógica e do estabelecimento de parcerias com a administração local e a sociedade civil local, de forma a verificar o modo como a comunidade escolar está disponível para fazer a ponte entre a escola e o local, o modo como a escola pode mobilizar a comunidade local para o desenvolvimento local e o modo como os atores locais procuram estabelecer ou aprofundar as relações com a escola e promover o desenvolvimento local. Uma vez que a presente dissertação incide particularmente sobre o local, a sua relação com a escola e o desenvolvimento local, foi definido um conjunto de metodologias (análise documental, a entrevista semi-estruturada, o tratamento estatístico de informação recolhida através de inquéritos e a observação participante), para que através do cruzamento da informação recolhida a partir das metodologias, se possa verificar da forma mais fiel possível os fenómenos e realidades locais, escolares e da relação escola – local.
This dissertation is an essential part for the attainment of a Master's degree in Development Studies – Local Diversities and Global Challenges. Since this dissertation is a case study, it is studied in a local, in Amadora (Lisbon suburb). With this study we want understand how can the high school encourage and participate in a local development process, and mobilize the school community. In order to answer this investigation question, several goals were defined: to verify the way a school can be a local development actor, mobilizing the school community using pedagogical practices, and making partnerships agreements with local civil society and at the same time, understand how local actors search for school support to make local development occur. For a good description of local reality, and the relation between school and local community, in this dissertation multiple methodologies were used like documental analisys, interviews, statistical analisys and participant observation.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12566
Thesis identifier: 201348748
Designation: Mestrado em Estudos de Desenvolvimento
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
2016_ECSH_DEP_JoaoBandeira.pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.