Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12566
Autoria: Bandeira, João Carlos Barbosa
Orientação: Amaro, Rogério Roque
Data: 28-Nov-2016
Título próprio: A escola como ator de desenvolvimento local
Referência bibliográfica: Bandeira, J. C. B. (2016). A escola como ator de desenvolvimento local [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/12566
Palavras-chave: Desenvolvimento local -- Local development
Parceria educativa -- Educational partnership
Escola
Ensino secundário
Partenariado -- Partnership
Holistic analisys
Educação -- Education
School territorization
Resumo: A presente dissertação corresponde a um dos requisitos para obtenção do grau de mestre em Estudos de Desenvolvimento, Ramo Diversidades Locais Desafios Mundiais. Correspondendo a dissertação a um estudo de caso, esta foca-se num local situado no município da Amadora, pretendendo-se com a mesma verificar de que forma pode a escola secundária do local, promover e participar num processo de desenvolvimento local, envolvendo a comunidade escolar no referido processo. Assim, afigura-se como objetivo geral, da dissertação, verificar de que modo a escola pode ser um ator de desenvolvimento local através da mobilização da comunidade escolar, a partir da sua atuação pedagógica e do estabelecimento de parcerias com a administração local e a sociedade civil local, de forma a verificar o modo como a comunidade escolar está disponível para fazer a ponte entre a escola e o local, o modo como a escola pode mobilizar a comunidade local para o desenvolvimento local e o modo como os atores locais procuram estabelecer ou aprofundar as relações com a escola e promover o desenvolvimento local. Uma vez que a presente dissertação incide particularmente sobre o local, a sua relação com a escola e o desenvolvimento local, foi definido um conjunto de metodologias (análise documental, a entrevista semi-estruturada, o tratamento estatístico de informação recolhida através de inquéritos e a observação participante), para que através do cruzamento da informação recolhida a partir das metodologias, se possa verificar da forma mais fiel possível os fenómenos e realidades locais, escolares e da relação escola – local.
This dissertation is an essential part for the attainment of a Master's degree in Development Studies – Local Diversities and Global Challenges. Since this dissertation is a case study, it is studied in a local, in Amadora (Lisbon suburb). With this study we want understand how can the high school encourage and participate in a local development process, and mobilize the school community. In order to answer this investigation question, several goals were defined: to verify the way a school can be a local development actor, mobilizing the school community using pedagogical practices, and making partnerships agreements with local civil society and at the same time, understand how local actors search for school support to make local development occur. For a good description of local reality, and the relation between school and local community, in this dissertation multiple methodologies were used like documental analisys, interviews, statistical analisys and participant observation.
Designação do grau: Mestrado em Estudos de Desenvolvimento
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_barbosa_bandeira.pdf2,48 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.