Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11000
acessibilidade
Title: Um olhar sobre os comportamentos sociais e não-sociais de crianças em idade pré-escolar: contributos da compreensão das emoções e da competência verbal
Authors: Ferreira, Ana Patrícia Faria
Orientador: Monteiro, Lígia Maria Santos
Agulhas, Rute Sandra
Keywords: Comportamentos sociais e não-sociais
Retraimento social
Compreensão emocional
Social and non-social behaviors
Social withdrawal
Emotional understanding
Issue Date: 2015
Citation: FERREIRA, Ana Patrícia Faria - Um olhar sobre os comportamentos sociais e não-sociais de crianças em idade pré-escolar: contributos da compreensão das emoções e da competência verbal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11000>.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivos analisar as associações entre os comportamentos sociais e não-sociais, das crianças em idade pré-escolar, e a compreensão emocional das mesmas. Foram controladas as variáveis idade, sexo e QI verbal da criança. Participaram no estudo 65 crianças, que se encontravam a frequentar o ensino pré-escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, e as respectivas 12 educadoras. Os comportamentos sociais e não-sociais das crianças foram descritos pelas educadoras utilizando a Escala dos Comportamentos de Brincadeira Social e Não-Social, tendo sido utilizado o Teste de Compreensão das Emoções. O QI verbal foi analisado com base na Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence – Revised. Os resultados indicam que o comportamento não-social de brincadeira solitária-ativa diminui em função da idade das crianças. Os comportamentos não-sociais (comportamento solitário-ativo e passivo, e comportamento reticente) não foram associados à compreensão emocional na fase externa. Os resultados obtidos demonstraram que o comportamento de brincadeira social se encontra associado a uma maior compreensão emocional na fase externa do TEC. No entanto, quando controlado o QI verbal, essa associação deixa de ser significativa.
This study aimed to examine the associations between social and non-social behaviors of children of preschool age, and emotional understanding of them. Were controlled variables age, gender and child verbal IQ. They participated in the study 65 children, who were attending the pre-school, aged between 3 and 6 years, and their 12 teachers. Social and non-social behaviors of children were described by educators using the Scale of Social Play Behaviors and Non-Social, having been used Comprehension Test of Emotions. The verbal IQ was analyzed based on the Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence - Revised. The results indicate that the non-social behavior solitary-active play decreases depending on the age of the children. Non-social behavior (solitary-active behavior and liabilities, and reticent behavior) were not associated with emotional understanding in the external phase. The results showed that the social play behavior is associated with greater emotional understanding in the TEC external phase. However, when controlled verbal IQ, this association is no longer significant.
Description: Domínio Científico: 2800 Developmental Psychology 3200 Psychological & Physical Disorders
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/11000
Thesis identifier: 201112566
Designation: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
2015_ESCH_DPSO_Dissertacao_Ana Patricia Faria Ferreira.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.