Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11000
Autoria: Ferreira, Ana Patrícia Faria
Orientação: Monteiro, Lígia Maria Santos
Agulhas, Rute Sandra
Data: 2015
Título próprio: Um olhar sobre os comportamentos sociais e não-sociais de crianças em idade pré-escolar: contributos da compreensão das emoções e da competência verbal
Referência bibliográfica: FERREIRA, Ana Patrícia Faria - Um olhar sobre os comportamentos sociais e não-sociais de crianças em idade pré-escolar: contributos da compreensão das emoções e da competência verbal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11000>.
Palavras-chave: Comportamentos sociais e não-sociais
Retraimento social
Compreensão emocional
Social and non-social behaviors
Social withdrawal
Emotional understanding
Resumo: O presente trabalho teve como objetivos analisar as associações entre os comportamentos sociais e não-sociais, das crianças em idade pré-escolar, e a compreensão emocional das mesmas. Foram controladas as variáveis idade, sexo e QI verbal da criança. Participaram no estudo 65 crianças, que se encontravam a frequentar o ensino pré-escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, e as respectivas 12 educadoras. Os comportamentos sociais e não-sociais das crianças foram descritos pelas educadoras utilizando a Escala dos Comportamentos de Brincadeira Social e Não-Social, tendo sido utilizado o Teste de Compreensão das Emoções. O QI verbal foi analisado com base na Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence – Revised. Os resultados indicam que o comportamento não-social de brincadeira solitária-ativa diminui em função da idade das crianças. Os comportamentos não-sociais (comportamento solitário-ativo e passivo, e comportamento reticente) não foram associados à compreensão emocional na fase externa. Os resultados obtidos demonstraram que o comportamento de brincadeira social se encontra associado a uma maior compreensão emocional na fase externa do TEC. No entanto, quando controlado o QI verbal, essa associação deixa de ser significativa.
This study aimed to examine the associations between social and non-social behaviors of children of preschool age, and emotional understanding of them. Were controlled variables age, gender and child verbal IQ. They participated in the study 65 children, who were attending the pre-school, aged between 3 and 6 years, and their 12 teachers. Social and non-social behaviors of children were described by educators using the Scale of Social Play Behaviors and Non-Social, having been used Comprehension Test of Emotions. The verbal IQ was analyzed based on the Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence - Revised. The results indicate that the non-social behavior solitary-active play decreases depending on the age of the children. Non-social behavior (solitary-active behavior and liabilities, and reticent behavior) were not associated with emotional understanding in the external phase. The results showed that the social play behavior is associated with greater emotional understanding in the TEC external phase. However, when controlled verbal IQ, this association is no longer significant.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2015_ESCH_DPSO_Dissertacao_Ana Patricia Faria Ferreira.pdf
  Restricted Access
1,55 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.