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http://hdl.handle.net/10071/7967
Autoria: | Cunha, Mariana Monteiro da |
Orientação: | Cardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão Lapa, Tiago |
Data: | 2013 |
Título próprio: | QR code: Uma nova forma de consumo e estratégia de marketing? |
Referência bibliográfica: | Cunha, M. M. da. (2013). QR code: Uma nova forma de consumo e estratégia de marketing? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7967 |
Palavras-chave: | Marketing digital -- Digital marketing Mobile marketing Mobile tagging Media convergence Sociedade de consumo -- Consumer society Consumer 2.0 Risco -- Risk Trust and relationship marketing Código QR -- QR Code Convergência dos media Consumidor 2.0 Confiança e marketing relacional |
Resumo: | Diariamente o Marketing conhece novos horizontes, uma vez que o crescimento tecnológico é constante,
de modo a fazer face às diferentes e incessantes necessidades dos consumidores, sendo por isso
necessário criar novas estratégias, ferramentas e meios de actuação.
A actual e crescente tendência dos dispositivos móveis, como é o exemplo dos smartphones, começa a
influenciar e modificar, em parte, alguns dos hábitos de consumo e, como tal, o Marketing móvel
começou intensificar as suas estratégias através das SMS, MMS, GPS, códigos Qr, entre outros.
Nesta dissertação daremos especial atenção ao código Qr, que se trata de um tipo de mobile tag 2D, tendo
em conta as suas características, utilidades, suportes utilizados, vantagens e desvantagens inerentes.
As originais utilidades dadas aos códigos Qr por determinadas empresas e marcas, capta a atenção para o
código que consegue ligar o mundo offline com o mundo online de uma forma eficaz desde que as
premissas necessárias existam.
Apurou-se, através deste estudo, que a utilização dos códigos de resposta rápida depende essencialmente
do valor que estes acrescentam ao consumidor, da disponibilidade de rede wireless, do risco e confiança
que transmitem. Concluiu-se também que os hábitos de consumo e de utilização das diversas tecnologias
não mudaram totalmente, alguns apenas se adaptaram às novas oportunidades. Everyday Marketing knows new horizons because of the constant technologic growth, being able to face the different consumer’s necessities. Consequently these facts encourage the creation of new strategies, tools and means of action. The nowadays risen of mobile devices trends - a good example are the smartphones- is influencing and modifying some consumption habits which has made Mobile Marketing started to intensify their strategies through SMS, MMS, GPS and also Qr Codes. In this dissertation will be given special attention to Qr Code defined as a type of 2D mobile tag. It will be also analyzed his utilities, characteristics, advantages, disadvantages and used supports. Brands and enterprises have been focus their attention in Qr Code original utilities, establishing a link between the offline world and the online world. This study allowed concluding that the using of Quick Response code depends essentially on the value that it adds to consumer’s life; wireless web availability risk and trust that these codes transmit. Nevertheless, it was also concluded the consumption habits and vary technology have not changed totally; some of them just have made some adjustments according to new opportunities. |
Designação do Departamento: | Departamento de Sociologia |
Designação do grau: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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