Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24269
Autoria: Silva, Ana Lúcia Gonzaga da
Orientação: Monteiro, Lígia Maria Santos
Data: 21-Dez-2021
Título próprio: O envolvimento do pai em atividades de cuidados e socialização: Associações com a regulação emocional de crianças em idade pré-escolar
Referência bibliográfica: Silva, A. L. G. da. (2021). O envolvimento do pai em atividades de cuidados e socialização: Associações com a regulação emocional de crianças em idade pré-escolar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24269
Palavras-chave: Envolvimento paterno
Regulação emocional
Educação pré-escolar -- Pre-school education
Parental involvement
Emotional regulation
Resumo: Com a maioria da investigação sobre parentalidade a centrar-se na figura materna, nos últimos anos tem-se procurado incorporar, também, a figura paterna analisando, por exemplo, de que modo o pai se encontra envolvido nos cuidados e educação à criança. A regulação emocional emerge ao longo dos primeiros anos de vida, no contexto das relações com os cuidadores. Neste sentido, este trabalho analisou o envolvimento do pai, relativo à mãe, em atividades de cuidado e socialização, procurando compreender as suas associações com a Regulação Emocional de crianças em idade pré-escolar. A amostra incluiu 51 pais, com crianças em idade pré-escolar (21 do sexo feminino). Os pais responderam ao questionário de caracterização sociodemográfica, ao Envolvimento Parental e ao Emotion Regulation Checkist. As análises indicaram a existência de uma correlação positiva e significativa entre a participação na dimensão da brincadeira e a labilidade/negatividade das crianças.
Most of the research on parenting has centered around the mother, in more recent years there has been an attempt to also include the father figure, analyzing how are fathers involved in their children’s care and education. Emotional regulation develops during the first years, with parental figures playing a central role. This study aimed to analyze the associations between father’s relative involvement to the mother in care and socialization activities and emotional regulation during the preschool period. The sample included 51 parents, with pre-school age children (21girls). Fathers answered to a sociodemographic questionnaire, to the Paternal Involvement questionnaire and the Emotion Regulation Checkist. There was a positive and significant correlation between the father's participation in play and child’s lability/negativity.
Designação do grau: Mestrado em Ciências em Emoções
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_gonzaga_silva.pdf363,31 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.