Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14845
Autoria: Santos, M. H.
Data: 2017
Título próprio: Género e (in)sucesso escolar: perspetivas de professoras/es do ensino básico sobre possíveis consequências da feminização do ensino
Número: 36
Paginação: 23 - 41
ISSN: 0874-5560
DOI (Digital Object Identifier): 10.22355/exaequo.2017.36.02
Palavras-chave: Género
Educação
Feminização da docência
Docentes do ensino básico
Resumo: A presença crescente das raparigas nas escolas registada nos últimos anos, associada ao seu maior desempenho escolar, em comparação com os rapazes, levou ao ressurgimento de alguma ansiedade social. A sobre-representação das mulheres no corpo docente tem sido apontada como uma das razões para o menor desempenho escolar dos rapazes devido à ausência de role models masculinos. Numa perspetiva de género, este artigo apresenta uma reflexão sustentada por alguns resultados de um estudo que envolveu entrevistas individuais semiestruturadas a 18 professoras/es do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre 31 e 61 anos, que entendem que a “feminização da docência” não afeta a oferta de educação de qualidade, e identifica diversos fatores que poderão contribuir para explicar o fenómeno do “in/sucesso escolar” dos/as alunos/as, como a falta de conscientização sobre o género.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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