Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14845
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, M. H.-
dc.date.accessioned2018-01-04T14:28:32Z-
dc.date.available2018-01-04T14:28:32Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn0874-5560-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14845-
dc.description.abstractA presença crescente das raparigas nas escolas registada nos últimos anos, associada ao seu maior desempenho escolar, em comparação com os rapazes, levou ao ressurgimento de alguma ansiedade social. A sobre-representação das mulheres no corpo docente tem sido apontada como uma das razões para o menor desempenho escolar dos rapazes devido à ausência de role models masculinos. Numa perspetiva de género, este artigo apresenta uma reflexão sustentada por alguns resultados de um estudo que envolveu entrevistas individuais semiestruturadas a 18 professoras/es do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre 31 e 61 anos, que entendem que a “feminização da docência” não afeta a oferta de educação de qualidade, e identifica diversos fatores que poderão contribuir para explicar o fenómeno do “in/sucesso escolar” dos/as alunos/as, como a falta de conscientização sobre o género.por
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBPD%2F78150%2F2011/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147229/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFeminização da docênciapor
dc.subjectDocentes do ensino básicopor
dc.titleGénero e (in)sucesso escolar: perspetivas de professoras/es do ensino básico sobre possíveis consequências da feminização do ensinopor
dc.typearticle-
dc.pagination23 - 41-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.journalEx aequo-
dc.distributionInternacionalpor
dc.number36-
degois.publication.firstPage23-
degois.publication.lastPage41-
degois.publication.issue36-
degois.publication.titleGénero e (in)sucesso escolar: perspetivas de professoras/es do ensino básico sobre possíveis consequências da feminização do ensinopor
dc.date.updated2019-04-03T12:55:25Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.22355/exaequo.2017.36.02-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-42918-
Aparece nas coleções:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MariaHelenaSantos_2017_Genero_e_In_sucesso_Escolar.pdfVersão Editora281,95 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.