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http://hdl.handle.net/10071/999
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Title: Qualidade de vida no trabalho: estudo da relação da qualidade de vida no trabalho dos técnicos de diagnóstico e terapêutica com a cultura organizacional e estilo de liderança, numa organização de saúde
Authors: Martins, Ana Paula Lopes Tavares
Orientador: Lopes, Albino
Keywords: Qualidade de vida no trabalho
Satisfação profissional
Cultura organizacional
Estilo de liderança
Quality of work life
Professional satisfaction
Organizational culture
Leadership style
Issue Date: 2008
Citation: MARTINS, Ana Paula Lopes Tavares - Qualidade de vida no trabalho: estudo da relação da qualidade de vida no trabalho dos técnicos de diagnóstico e terapêutica com a cultura organizacional e estilo de liderança, numa organização de saúde [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/999>.
Abstract: Este trabalho procura verificar a relação existente entre as Características de Trabalho, a Cultura Organizacional, o Estilo de Liderança e a QVT (satisfação e motivação) dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica de uma organização de saúde. Para tal, e como suporte teórico, este estudo baseou-se nos trabalhos desenvolvidos por Hackman e Oldham (1975) - Modelo das Dimensões Básicas da Tarefa - e Quinn e Rohrbaugh (1981) - Modelo dos Valores Contrastantes. De modo a cumprir os objectivos propostos para o estudo, a amostra, 108 Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica de uma organização de saúde (de oito áreas profissionais distintas) foi inquirida através de três questionários distintos: o Job Diagnostic Survey (para avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho bem como as variáveis satisfação e motivação intrínseca a ela associada), o Organizational Culture Assessment Instrument (para caracterizar o perfil cultural da organização) e o Competing Values Leadership Instrument (para avaliação da percepção do estilo de liderança). Relativamente à aplicabilidade do modelo de Hackman e Oldham, as relações propostas pelos autores são confirmadas na generalidade, afirmando-se a consistência do modelo adoptado e a sua eficiente aplicabilidade para a amostra estudada. Considerando os elementos analíticos da relação entre as dimensões do modelo e a sua expressão em termos de QVT, a cultura organizacional e o estilo de liderança, verificamos que todos os elementos convergem no reconhecimento da relação que a percepção da cultura organizacional e do estilo de liderança têm, quer ao nível dos estados psicológicos quer ao nível da satisfação e da motivação.
This assignment tries to verify the relation between the Job Aspects, Organizational Culture, Leadership Style and Quality of Work Life (satisfaction and motivation) of the Diagnostic and Therapeutic Technicians in a Health Organization. In order to do it so, this study is based on the researches developed by Hackman and Oldham (1975) – Job Characteristics Model – and Quinn and Rohrbaugh (1981) – Competing Values Model. With regard to achieve the goals proposed in this study, the sample, 108 Diagnostic and Therapeutic Technicians working at a health organization (of eight distinctive professional areas) was inquired through three different questionnaires: the Job Diagnostic Survey (in order to evaluate the Quality of Work Life as well as the variables satisfaction and intrinsic motivation associated to it), the Organizational Culture Assessment Instrument (in order to characterize the organization cultural profile) and the Competing Values Leadership Instrument (in order to evaluate the leadership style perception). In relation to how Hackman and Oldham’s model applies, the relations proposed by the authors are generally confirmed, affirming the consistency of the adopted model and how efficiently it applies to the studied sample. Considering the analytic elements of the relation between the model dimensions and its expression when talking about the quality of work life, the organizational culture and the leadership style, we verify that all the elements converge in the knowledge of the relation possessed by the perception of cultural organization and of the leadership style both at the level of the psychological state as at the satisfaction and motivation level.
Description: Jel Classification System: I31, J28
URI: http://hdl.handle.net/10071/999
Designation: Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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