Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/981
Autoria: | Caria, Telmo Humberto L. |
Data: | 1992 |
Título próprio: | Perspectiva sociológica sobre o conceito de educação e a diversidade das pedagogias |
Título da revista: | Sociologia, Problemas e Práticas |
Número: | 12 |
Paginação: | 171-184 |
Referência bibliográfica: | Caria, T. H. L. (1992). Perspectiva sociológica sobre o conceito de educação e a diversidade das pedagogias. Sociologia, Problemas e Práticas, (12), 171-184. http://hdl.handle.net/10071/981 |
ISSN: | 0873-6529 |
Palavras-chave: | Educação -- Education Modalidades de acção pedagógica Socialização Poder Violência simbólica |
Resumo: | O artigo tem como objectivo repensar e colocar hipóteses sobre o conceito de educação de um ponto de vista sociológico, tornando por base a nossa experiência de investigação e formação de professores. A ideia central é apresentar a educação como uma modalidade de acção pedagógica diferente de outras, como sejam: a enculturação, a aculturação, a instrução, a socialização, a violência simbólica e o ensino. A partir das contribuições de Durkheim, Bourdieu e Passeron, ColI e Bernstein, é proposta uma grelha de análise, como modelo de análise para a investigação empírica, a partir das dimensões de sentido da aprendizagem (perspectiva construtivista), classificação e enquadramento (códigos de educação). |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
article_hdl981.pdf | 305,63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.