Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/981
Autoria: Caria, Telmo Humberto L.
Data: 1992
Título próprio: Perspectiva sociológica sobre o conceito de educação e a diversidade das pedagogias
Título da revista: Sociologia, Problemas e Práticas
Número: 12
Paginação: 171-184
Referência bibliográfica: Caria, T. H. L. (1992). Perspectiva sociológica sobre o conceito de educação e a diversidade das pedagogias. Sociologia, Problemas e Práticas, (12), 171-184. http://hdl.handle.net/10071/981
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Educação -- Education
Modalidades de acção pedagógica
Socialização
Poder
Violência simbólica
Resumo: O artigo tem como objectivo repensar e colocar hipóteses sobre o conceito de educação de um ponto de vista sociológico, tornando por base a nossa experiência de investigação e formação de professores. A ideia central é apresentar a educação como uma modalidade de acção pedagógica diferente de outras, como sejam: a enculturação, a aculturação, a instrução, a socialização, a violência simbólica e o ensino. A partir das contribuições de Durkheim, Bourdieu e Passeron, ColI e Bernstein, é proposta uma grelha de análise, como modelo de análise para a investigação empírica, a partir das dimensões de sentido da aprendizagem (perspectiva construtivista), classificação e enquadramento (códigos de educação).
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_hdl981.pdf305,63 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.