Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/974
Autoria: GRESI-CIES
Data: Dez-1994
Título próprio: Desenvolvimento económico e social da empresa: uma abordagem multidimensional e resultados preliminares de um estudo de caso
Número: Nº16
Paginação: pp.195-204
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Empresa
Sistema
Desenvolvimento organizacional
Company
System
Organisational development
Resumo: A empresa depende cada vez mais do equilíbrio sistémico das suas regras, dos modos de organização e das estratégias dos diferentes grupos sociais, isto é, da relação do seu sistema interno com a sociedade envolvente. Um tal efeito de sistema deve ser analisado de modo a que os objectivos tomem em consideração as múltiplas interacções individuais e colectivas que animam as funções de interacção estratégica, identitária e simbólica da empresa. O nosso objectivo traduz-se na construção das dinâmicas sociais no quadro de sistemas técnico-profissionais abertos à envolvente, assim como na compreensão das suas regulações e que se inscrevem numa lógica portadora de resultados sócio-económicos. Deste modo, este artigo dá conta quer dos fundamentos sociológicos da problemática do desenvolvimento económico e social da empresa, quer do balanço dos primeiros resultados de uma investigação a decorrer no Grupo de Estudos de Sociologia das Instituições (GRESI).
La empresa depende cada vez más del equilibrio sistémico de sus reglas, de las formas de organización y de las estrategias de los diferentes grupos sociales, esto es, de la relación de su sistema interno con la sociedad envolvente. Este objeto del sistema se debe analizar de modo que los objetivos tengan en consideración las múltiples interacciones individuales y colectivas que animan las funciones de interacción estratégica, identitaria y simbólica de la empresa. Nuestro objetivo se traduce en la construcción de las dinámicas sociales en el cuadro de sistemas técnico-profesionales abiertos a la envolvente, así como en la comprensión de sus regulaciones que se inscribe en una lógica portadora de resultados socio-económicos. De este modo, este artículo, da cuenta de los fundamentos sociológicos de la problemática del desarrollo económico y social de la empresa; y del balance de los primeros resultados de una investigación hecha en el Grupo de Estudios de Sociología de las Instituciones (GRESI).
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2.pdf327,28 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.