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http://hdl.handle.net/10071/9718
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Title: O papel das redes informais na internacionalização de empresas no sector vitivinícola português : o caso Douro boys
Authors: Miranda, Marta Isabel da Silva
Orientador: Bernardino, Luís
Keywords: Internacionalização
Redes informais
Sector vitivinícola
Douro
Internationalization
Informal Networks
Wine Sector
Issue Date: 2013
Citation: MIRANDA, Marta Isabel da Silva - O papel das redes informais na internacionalização de empresas no sector vitivinícola português : o caso Douro boys [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9718>.
Abstract: Este trabalho tem como propósito analisar o papel das redes informais como meio de suporte do processo de internacionalização de pequenas e médias empresas do sector vitivinícola português estudando, em particular, o caso Douro Boys. Os principais objectivos assentam em (i) testar a existência de uma rede nesse caso específico, (ii) confirmando-se a sua existência, qual a tipologia dessa mesma rede, (iii) qual o seu papel no suporte à internacionalização dos seus componentes/ empresas e, por fim, (iv) quais os benefícios resultantes da sua formação. A rede Douro Boys, tendencialmente enquadra-se como uma rede informal, significando que o grau de interdependência mútuo é reduzido. Adicionalmente, esta rede pode caracterizar-se como horizontal, dada a existência de desafios comuns para resolução. Desta forma, a actuação em rede permitiu o acesso a novas informações e contactos, partilha de conhecimento, bem como explorar conjuntamente uma estratégia de comunicação que lhes permitiu manter o caráter informal da rede. O caso Douro Boys permite demonstrar como uma simples rede informal, baseada na conjugação de esforços dos seus intervenientes, alavancada por uma estratégia de comunicação clara, com mercados e público alvo bem definidos, pode facilitar a introdução de pequenas e médias empresas em novos mercados.
This paper aims to analyze the role of informal networks as a mean to support the internationalization process of SMEs from the Portuguese wine sector, in particular the Douro Boys special case. The goals in scope build upon (i) the need to test the existence if a network in the Douro Boys case, (ii) if the existence of a network is true than what type of network was implemented, (iii) understand how the network helped to support the internationalization process, and finally, (iv) what were the benefits from implementing the network. The Douro Boys network may fit within informal networks meaning the mutual interdependence is low. Additionally, the network may also classify as horizontal, given the common issues to be resolved. Thus, working within the network allowed access to new information and contacts, knowledge sharing, as well as the joint exploitation of the communication strategy which also allowed them to maintain the status of informality within the network. The Douro Boys case allows to demonstrate how a simple informal network, based on the effort sharing of its components, built upon a strategy of clear communication, with market and audience scope clearly defined, may ease the internationalization of small and medium enterprises into new markets.
Description: Tese de Mestrado em Gestão / JEL Classification System: Q13 - Agricultural Markets and Marketing; Cooperatives; Agribusiness; D85 - Network Formation and Analysis: Theory
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/9718
Thesis identifier: 201032821
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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