Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/9624
Autoria: | Dias, P. |
Data: | 2014 |
Título próprio: | Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências |
Volume: | 2 |
Número: | 2 |
Paginação: | 397-427 |
ISSN: | 2182-9608 |
Palavras-chave: | Participação em sala de aula por sexo Aprendizagem das ciências Equidade pedagógica do professor |
Resumo: | Comparamos neste artigo os níveis de participação verbais de alunos do sexo masculino e feminino no contexto da sala de aula. Procurámos também perspetivar a influência do professor nesses níveis de participação. Trabalhámos com uma amostra de vinte e quatro professores e 651 de seus alunos, do Concelho de Olhão, Distrito de Faro. Os resultados indicam que os estudantes do sexo masculino tendem a participar verbalmente mais do que as suas colegas. O papel do professor parece reforçar esta tendência, uma vez que, no cômputo geral, no âmbito da sua estratégia pedagógica, tendem a promover estratégias interativas em aula que favorecem maioritariamente os alunos em detrimento das alunas. |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
publisher_version_Dias_revista_UIIPS.pdf | 742,58 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.