Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/9619
Autoria: | Abrantes, P. Amândio, A. |
Data: | 2014 |
Título próprio: | Bernard Lahire e a sociologia da educação portuguesa |
Número: | 42 |
Paginação: | 7 - 25 |
ISSN: | 0872-7643 |
Palavras-chave: | Insucesso escolar Socialização familiar Ensino superior Desigualdade social Portugal |
Resumo: | O presente artigo procura contribuir para o avanço da investigação em sociologia da educação, equacionando as propostas teóricas de Lahire, à luz da sua relevância para a compreensão das realidades educativas contemporâneas em Portugal. Propomos então discutir três temas fortes do percurso de investigação empírica de Lahire sobre a educação e a cultura: a produção do insucesso escolar na escola primária; o sucesso escolar em meios populares; e os diferentes modos de estudar no espaço do ensino superior. A análise destas propostas deixa-nos a convicção da sua utilidade para aprofundar e alargar a nossa compreensão dos fenómenos educativos, a partir das relações quotidianas entre a experiência escolar e as práticas de socialização familiar, fundamentalmente, no trabalho realizado pelos indivíduos para «tecer» as disposições desenvolvidas em diferentes campos da vida social. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESC42_04PedroAbrantes.pdf | Versão Editora | 643,42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.