Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/9619| Autoria: | Abrantes, P. Amândio, A. |
| Data: | 2014 |
| Título próprio: | Bernard Lahire e a sociologia da educação portuguesa |
| Número: | 42 |
| Paginação: | 7 - 25 |
| ISSN: | 0872-7643 |
| Palavras-chave: | Insucesso escolar Socialização familiar Ensino superior Desigualdade social Portugal |
| Resumo: | O presente artigo procura contribuir para o avanço da investigação em sociologia da educação, equacionando as propostas teóricas de Lahire, à luz da sua relevância para a compreensão das realidades educativas contemporâneas em Portugal. Propomos então discutir três temas fortes do percurso de investigação empírica de Lahire sobre a educação e a cultura: a produção do insucesso escolar na escola primária; o sucesso escolar em meios populares; e os diferentes modos de estudar no espaço do ensino superior. A análise destas propostas deixa-nos a convicção da sua utilidade para aprofundar e alargar a nossa compreensão dos fenómenos educativos, a partir das relações quotidianas entre a experiência escolar e as práticas de socialização familiar, fundamentalmente, no trabalho realizado pelos indivíduos para «tecer» as disposições desenvolvidas em diferentes campos da vida social. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ESC42_04PedroAbrantes.pdf | Versão Editora | 643,42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












