Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/9619
acessibilidade
Title: Bernard Lahire e a sociologia da educação portuguesa
Authors: Abrantes, Pedro
Amândio, A.
Keywords: Insucesso escolar
Socialização familiar
Ensino superior
Desigualdades sociais
Portugal
Issue Date: 2014
Publisher: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto
Abstract: O presente artigo procura contribuir para o avanço da investigação em sociologia da educação, equacionando as propostas teóricas de Lahire, à luz da sua relevância para a compreensão das realidades educativas contemporâneas em Portugal. Propomos então discutir três temas fortes do percurso de investigação empírica de Lahire sobre a educação e a cultura: a produção do insucesso escolar na escola primária; o sucesso escolar em meios populares; e os diferentes modos de estudar no espaço do ensino superior. A análise destas propostas deixa-nos a convicção da sua utilidade para aprofundar e alargar a nossa compreensão dos fenómenos educativos, a partir das relações quotidianas entre a experiência escolar e as práticas de socialização familiar, fundamentalmente, no trabalho realizado pelos indivíduos para «tecer» as disposições desenvolvidas em diferentes campos da vida social.
Peer reviewed: Sim
URI: https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21501
http://hdl.handle.net/10071/9619
ISSN: 0872-7643
Publisher version: http://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC42_04PedroAbrantes.pdf
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
publisher_version_ESC42_04PedroAbrantes.pdf643.42 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.