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http://hdl.handle.net/10071/9607
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Title: Estudos de pós-graduação e de doutoramento em Serviço Social: a experiência portuguesa
Experiencia en los estudios de posgrado y doctorado en Trabajo Social en Portugal
Authors: Ferreira, J.
Issue Date: 2014
Publisher: Servicio de Publicaciones Edit.um de la Universidad de Murcia.
Abstract: A presente comunicação tem por objetivo sistematizar informação sobre o processo evolutivo da qualificação académica do Serviço Social no contexto Universitário Português. Pretendemos abordar a especificidade do objeto de investigação em Serviço Social, a produção deconhecimento teórico, a sua aplicação na prática profissional do assistente social, impacto nas políticas públicas e como suporte ao debate científico no quadro das ciências sociais e humanas. As normas resultantes dos acordos de Bolonha e da legislação específica possibilitaram a criação de programas doutorais nas próprias instituições Universitárias. O programa de estudos do doutoramento em Serviço Social (2004) é composto por: (i) um curso de formação avançada em Serviço Social de 60 ECTS, (ii) a elaboração de uma tese original adequada a natureza do ramo de conhecimentos (180 ECTS). A preparação do ponto (ii), que corresponde ao 2º e 3º ano curriculares, é apoiada pela frequência de seminários avançados de investigação e de ciclos de conferências internacionais no domínio específico do Serviço Social. O objetivo do ciclo de estudos conducente ao doutoramento é proporcionar aquisição de competências de investigação científica original na área de conhecimento e de especialidade (Serviço Social): nesse sentido, o estudante deve desenvolver, entre outras, capacidades de compreensão sistemática num domínio de estudos; competências e métodos de investigação; capacidade de conceber, projetare realizar uma investigação, respeitando os padrões de qualidade e de integridade académica. O programa de doutoramento em Serviço Social, creditado pela Agência de Creditação e pelo Ministério que tutela as Universidades, está associado (o corpo docente e a respetiva orgânica) a uma unidadede investigação com avaliação de excelente pela Fundação Ciência e Tecnologia, CIES – IUL.
Peer reviewed: Sim
URI: https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/20942
http://hdl.handle.net/10071/9607
ISSN: 2255-4955
Publisher version: http://revistas.um.es/azarbe/article/view/198641
Appears in Collections:CIES-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

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