Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9456
Autoria: Neves, Ana Filipa Rebelo das
Orientação: Mendonça, Sandro
Costa, Cátia Miriam
Data: 2014
Título próprio: Quadras e quarteirões culturais e criativos: novas formas de inovação em contexto urbano
Referência bibliográfica: NEVES, Ana Filipa Rebelo das - Quadras e quarteirões culturais e criativos: novas formas de inovação em contexto urbano [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9456>.
Palavras-chave: Quarteirão cultural e criativo
Indústrias culturais e criativas
Criatividade
Inovação
Empreendedorismo
Reutilização urbana
Cultural and creative quarters
Cultural and creative industries
Creativity
Innovation
Entrepreneurship
Resumo: Os quarteirões culturais são um objeto de estudo ainda pouco aprofundado no contexto português. Existe, no entanto, um potencial substantivo de análise em relação à sua origem e natureza, características e atividades, assim como também em relação à governança e apoios, impactos e sucessos e à importância que estas estruturas trazem à área urbana envolvente. Este trabalho tem como objetivo abordar a fenómeno dos Quarteirões ou Quadras Culturais e Criativos (QQCC) em Portugal e clarificar os conceitos associados a esta temática. Procura-se, sobretudo, compreender de que forma são estas aglomerações (de indústrias, de criatividade e de inovação) uma dimensão importante na renovação física, económica, social e ecológica das zonas construídas de que fazem parte. Através de uma metodologia de estudo de caso, que incide sobre a Fábrica de Santo Thyrso e da Oliva Creative Factory, procura-se contribuir para o tema dos QQCC através de uma exploração de novos materiais a partir de uma perspetiva teórica dos estudos da criatividade e da inovação. Através desta abordagem, que incide num levantamento e comparação de atributos e objetivos dos QQCC, procura-se compreender as vantagens ou desvantagens que trazem ao entorno urbano, demodo a extrair lições para a política pública local de empreendedorismo criativo como interface de estratégias para a inovação e para a cultura.
Within the Portuguese context, there is little research done on cultural quarters. However, there is a considerable potential for analysis regarding their origin and nature, characteristics and activities, as well as in relation to governance and support, impacts and successes and the importance that these structures bring to the surrounding urban area. This work aims to study the phenomenon of Cultural and Creative Blocks and Quarters (QQCC) in Portugal and to clarify concepts associated with this topic. Above all, this work’s goal is to understand how these groups (of industries, creativity and innovation) are an important dimension in the physical, economic, social and ecological renewal of the built-up areas that they are part of. Using as a case studyFábricade Santo Thyrso and Oliva Creative Factory this work attempts to contribute to QQCC area by researching new materials from a theoretical perspective of creative and innovation studies. Through this approach, which focuses on a survey and comparison of attributes and objectives of the QQCC, we seek to understand the advantages or disadvantages they bring to the urban environment. These can represent valuable lessons for the local public policy of creative entrepreneurship as an interface of strategies for innovation culture.
Designação do grau: Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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