Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/9339
Autoria: | Barreto, Pedro José Pereira Sá Nogueira |
Orientação: | Rodrigues, Miguel Violante |
Data: | 2014 |
Título próprio: | Plano de negócio : share |
Referência bibliográfica: | BARRETO, Pedro José Pereira Sá Nogueira - Plano de negócio: share [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9339>. |
Palavras-chave: | Plano de negócio Unidades hoteleiras independentes Expansão sem propriedade Análise Business plan Independent hotels Non-equity modes of expansion Strategic analysis |
Resumo: | O presente Plano de Negócio trata a criação de uma marca especializada na gestão e
exploração de unidades hoteleiras independentes de pequena dimensão.
Alicerçada na experiência da Bafilhos, uma empresa a operar no mercado hoteleiro da região
autónoma da Madeira há cerca de 40 anos, surge o desejo de expansão procurando meios
alternativos ao modelo tradicional de aquisição ou construção de uma nova propriedade que
implica altas necessidades de capital.
O modelo de expansão tem por base a Quintinha de São João, unidade hoteleira sob
responsabilidade da Bafilhos, que se afigurou como um caso típico ou representativo de uma
unidade hoteleira independente em Portugal. Foi feita uma análise estratégica que permitiu
construir uma matriz qualificada de ameaças, oportunidades, pontos fortes e fracos, aferindo o
contexto global, as oportunidades e ameaças no mercado, definir a empresa e suas potenciais
vantagens competitivas. Desta análise resultou a oportunidade de capitalizar no conhecimento
existente por via de um modelo de afiliação que responde a necessidades de unidades
hoteleiras independentes de pequena dimensão e um modelo de gestão que otimiza a sua
operação gerando melhores resultados a proprietários e investidores. Foi definida uma
estratégia de desenvolvimento, um posicionamento para a marca a ser criada e objectivos para
o negócio. Foram definidas as políticas de implementação e demais requisitos para a sua
operacionalização. Finalmente foi feita uma avaliação financeira que permitiu aferir a
viabilidade económica e financeira do projeto The current Business Plan deals with the creation of a new brand specialized in the management and operation of small independently owned hotels. Grounded in the experience of a 40 year old company, Bafilhos, which operates in the Madeira island hotel sector, the business plan tries to fulfill an expansion desire seeking for alternatives to the traditional model of acquiring or building a new property which is capital intensive. The base for the expansion is Quintinha de São João, a hotel operated by Bafilhos that represents a typical independent hotel unit in Portugal. The strategic analysis allowed for the construction of a qualified matrix of opportunities and threats, strengths and weaknesses, from the global context to the market analysis passing through the company and its potential competitive advantages. This analysis resulted in an opportunity to capitalize on the existing know-how by pursuing an affiliation model that responds to the needs of small independent hotels, and a management model that optimizes these hotels’ operation and achieves better performances for its owners and investors. The plan then established a development strategy, a positioning for the new brand as well as business goals. This led to the definition of implementation policies as well as other operational requirements for the new business to be created. Finally a financial evaluation was made in order to verify the project’s economic and financial viability |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Plano de Negócio SHARE.pdf Restricted Access | 5,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.