Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9331
Autoria: Cabral, Ana Isabel Abrantes
Orientação: Silva, João Manuel Vilas-Boas da
Almeida, Isabel Cristina de Seixas Patrício Duarte de
Data: 2014
Título próprio: Melhoria do quadro de indicadores de avaliação do desempenho numa empresa de bebidas
Referência bibliográfica: CABRAL, Ana Isabel Abrantes - Melhoria do quadro de indicadores de avaliação do desempenho numa empresa de bebidas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9331>.
Palavras-chave: Balanced Scorecard
Sistemas de avaliação do desempenho
Indicadores de avaliação do desempenho
Performance evaluation systems
Performance evaluation metrics
Resumo: Com a globalização, o mercado tem vindo a tornar-se cada vez mais concorrencial uma vez que este já não se limita às empresas num mesmo território. Assim, para sobreviver, a empresa é levada a elevar os seus padrões de forma a conseguir diferenciar-se dos seus concorrentes. Sendo a margem para erro mínima, mais do que nunca, para sobreviver, uma empresa necessita de ter um sistema de avaliação do desempenho afinado que lhe permita gerir a sua atividade de forma eficaz e, deste modo, tomar as decisões corretas que lhe permitirão ter sucesso. Esta necessidade verificou-se numa empresa de bebidas não alcoólicas que regularmente se candidata a certificações de qualidade internacionais. Com a última candidatura foram salientados pontos de melhoria, entre os quais a redução dos indicadores de avaliação do desempenho, no qual este trabalho se foca. Assim, o objetivo deste trabalho centra-se na redução e melhoria dos indicadores de avaliação do desempenho desta empresa. Para tal, foi desenvolvido um modelo cuja aplicação permitiu a redução dos indicadores de avaliação do desempenho organizacionais, de forma sistemática, e a identificação dos que melhor se adequam à realidade da empresa, tendo sempre em conta a opinião da mesma.
With the arising globalization, the market has become more and more competitive since it is not limited to companies in the same territory anymore. As such, in order to survive, a company has to lift its standards in a way that allows it to differentiate itself from its competitors. Since there is a very small margin for error, more than ever, in order to survive, a company must have a tuned performance evaluation system which allows it to manage its activity effectively, enabling the organization to make the right decisions which will lead to success. This need was felt in a non-alcoholic drinks company which regularly applies to international quality certifications. During its last application some improvement points where mentioned, amongst which the reduction of the number of performance evaluation metrics, in which this paper focuses on. To do so, it was developed a model which application allows the reduction of the number of organizational performance evaluation measures, in a systematic way, and identification of those that best suit the organization, always taking into consideration the opinion of the company.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.