Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/9308
acessibilidade
Title: A internacionalização da indústria automóvel na europa: o caso do grupo Volkswagen, da Toyota Motor Corporation e da Ford Motor Company
Authors: Campos, Renato Jorge Tomás da Costa
Orientador: Lengler, Jorge Francisco Bertinetti
Keywords: Processos de internacionalização
Indústria automóvel
Continente europeu
Modelo de Uppsala
Internationalization processes
Automobile industry
European continent
Uppsala Model
Issue Date: 2014
Citation: CAMPOS, Renato Jorge Tomás da Costa - A internacionalização da indústria automóvel na europa: o caso do grupo Volkswagen, da Toyota Motor Corporation e da Ford Motor Company [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9308>.
Abstract: O mundo, apelidado de “aldeia global” (McLuhan, 1962), tem permitido uma maior aproximação não só de pessoas como de países, originando grandes alterações em todas as indústrias. Tal facto obriga a um desenvolvimento e a um aperfeiçoamento de estratégias e processos de internacionalização que cada vez são mais fundamentais para as empresas a nível mundial. Esta dissertação vai incidir sobre a indústria automóvel, uma das mais afetadas pela crise que assolou o mundo no passado ano de 2008. E a Europa, berço da referida indústria, tem sido o continente em que a recuperação da força e robustez que outrora caracterizaram o seu sector automóvel se tem afigurado mais árdua, como o demonstram os dados dos últimos 5 anos, onde se registaram os valores de vendas mais baixos das últimas três décadas (ACEA, 2013). Nesta tese vão estudar-se os diferentes processos de internacionalização para a Europa de três fabricantes de automóveis provenientes dos três principais continentes da indústria automóvel: o Grupo Volkswagen, a Toyota Motor Corporation e a Ford Motor Company. Para tal, será utilizada uma metodologia de estudo de casos múltiplos onde serão analisadas as diferenças de processos que têm sido e foram seguidas pelas três empresas, cada um com a sua própria cultura. E, com base não só, mas principalmente, no modelo de internacionalização de Uppsala, desenvolvido por Johanson e Vahlne (1977), será traçado o perfil e os processos de internacionalização que um fabricante de automóveis deve seguir para se internacionalizar para a Europa
The world, dubbed "global village" (McLuhan, 1962), has allowed a closer approach, not only to people but countries as well, which has caused major changes in all industries. With that, the development and an improvement of internationalization processes and strategies are becoming increasingly fundamental for companies worldwide. This dissertation will focus on the automotive industry, which has gone through great difficulties of growth and development, still reflection of the crisis that struck the world in the year of 2008. And Europe, birthplace of the automotive sector, has been the continent that has been more difficult to regain strength and robustness that once characterized their automobile industry, as evidenced by the data from the last 5 years, where were recorded the lowest values of sales in the past three decades (ACEA, 2013). This thesis will discourse and analyse the different processes of internationalization to Europe of three automakers from the three main continents of the automobile industry: Group Volkswagen, Toyota Motor Corporation and Ford Motor Company. To accomplish that, it will be used a multiple case study methodology where it will be analysed the differences in the internationalization processes that have been and are followed by the three firms, each with its own culture. And it will be based not only, but mainly in the Uppsala Internationalization Model, developed by Johanson and Vahlne (1977), in order to trace the profile and the processes of internationalization that an automobile manufacturer should take to internationalize to Europe
Description: Mestrado em Gestão. / Classificação JEL: L62 - Automobiles; Other Transportation Equipment M16 - International Business Administration
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/9308
Thesis identifier: 201033313
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.