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http://hdl.handle.net/10071/9278
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Title: A Austeridade na Educação
Other Titles: Austerity in education
Authors: Mauritti, Rosário
Botelho, Maria do Carmo
Nunes, Nuno
Craveiro, Daniela
Keywords: Estado Social
Políticas de austeridade
Políticas redistributivas
Educação
Desigualdades
(Des)Emprego
Geração nem-nem
Social state
Austerity policies
Redistributive policies
Education
Inequalities
(Un)Employment
NEET generation
Issue Date: 15-Jul-2015
Series/Report no.: Observatório das Desigualdades e-Working Paper
3/2015
Abstract: Este estudo analisa alguns dos custos sociais das atuais políticas de austeridade económica, com especial enfoque no setor da educação. A pesquisa empírica está referenciada em dados institucionais relativos a um período alargado e incide particularmente sobre a situação portuguesa a partir de 2010, devido à notória inversão de tendências. Verifica-se que o Estado diminuiu a sua presença no setor da educação, garante do serviço público aberto e oferecido a todos, sem distinção. O argumento nuclear que atravessa a análise, e para o qual se procura desenvolver alguns contributos substantivos, é o de que em função das soluções preconizadas na alocação de recursos e concretização de políticas, o limite económico real não é tanto o da escassez absoluta de recursos, mas o das prioridades da sua alocação.
This study examines some social costs of current economic austerity policies, with special focus on education. Empirical research is referenced in institutional data relative to an extended period, and focuses particularly on the Portuguese situation since 2010, due to the remarkable reversal trends. It is found that the state has decreased its presence in the education sector, undermining the universality of public service, offered to all without distinction. The nuclear argument running through the analysis, and for which it seeks to develop some substantive contributions, is that according to the recommended solutions in resource allocation and implementation of policies, the real economic limit is not so much the absolute scarcity of resources but the priority of its allocation.
Description: http://observatorio-das-desigualdades.com/
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/9278
ISSN: 2183-4199
Appears in Collections:OD-CIES - WP - Working paper

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A Austeridade na Educação_Rosário Mauritti et al_e-Working Paper N.º3_2015.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


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