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http://hdl.handle.net/10071/9274
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Title: Efeito do clima de comunicação na identificação organizacional, na voz e no cinismo
Authors: Belo, Sofia Teresa Fragulha
Orientador: Silva, Sílvia Costa Agostinho da
Keywords: Clima de comunicação
Identificação organizacional
Voz
Cinismo
Communication climate
Organizational identification
Voice
Cynicism
Issue Date: 2014
Citation: BELO, Sofia Teresa Fragulha - Efeito do clima de comunicação na identificação organizacional, na voz e no cinismo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9274>.
Abstract: O clima organizacional tem sido descrito como um determinante crítico no comportamento dos indivíduos nas organizações. Os estudos indicam que esta variável tem influência quer na motivação e comportamento dos indivíduos, quer na produtividade organizacional. Apesar de existirem alguns estudos sobre clima de comunicação enquanto clima específico, ainda não foram aprofundados os seus efeitos nos comportamentos dos indivíduos. Neste estudo tentou perceber-se quais os efeitos que o clima de comunicação tem nos comportamentos de voz e cinismo, tendo como variável mediadora a identificação organizacional. Assim, esperava-se que o clima de comunicação se encontrasse positiva e significativamente relacionado com a identificação organizacional e com a voz, e por outro lado, que apresentasse uma relação negativa com o cinismo. Os dados foram recolhidos numa empresa multinacional portuguesa, utilizando um questionário aplicado a 334 indivíduos. Os resultados indicaram que o clima de comunicação contribui para mais comportamentos de voz, e menos comportamentos de cinismo. Tal como a literatura mostra, também aqui se confirmou que o clima de comunicação apresenta uma relação positiva com a identificação organizacional. Verificou-se ainda que a identificação organizacional medeia totalmente a relação entre o clima de comunicação e a voz e parcialmente a relação com o cinismo. Estes resultados foram assim de encontro às nossas hipóteses. Assim, sugerimos que os gestores que pretendem aumentar os comportamentos de voz e diminuir os comportamentos de cinismo dos seus funcionários, de modo a promover a inovação organizacional, devem dar um maior foco à comunicação que existe na organização.
Organizational climate has been described as a critical determinant in the of individuals behavior in organizations. Studies indicate that this variable affects both individual’s motivation and behavior as well as organizational productivity. Although there are some studies on communication climate as a specific climate, its effects on individuals behavior has not yet been investigated. This study tried to understand what effects the communication climate has on the behaviors of voice and cynicism, using organizational identification as a mediating variable. So, it was expected that communication climate would be positively and significantly related to organizational identification and to voice, and also to present a negative relationship with cynicism. Data was collected in 2 organizations, using a questionnaire administered to 334 individuals, of both sexes. The results indicate that communication climate contributes to more voice behavior and that it has a negative relationship with cynicism. As literature shows, here too was confirmed that communication climate has a positive relationship with organizational identification. It was further found that organizational identification fully mediates the relationship between communication climate and voice, and partially mediates its relationship with cynicism. These results confirm our hypotheses. Thus, we suggest that managers, who aim to increase voice behaviors and decrease cynicism behaviors in their employees, in order to promote organizational innovation, should apply their focus to the communication in the organization
Description: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações. / Classificação nas categorias definidas pela American Psychological Association (PsycINFO Classification Categories and Codes): 3600 Industrial & Organizational Psychology; 3650 Personal Attitudes & Job Satisfaction; 3660 Organizational Behavior.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/9274
Thesis identifier: 201074834
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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