Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9259
Autoria: Ferreira, Guida Alexandra Lopes
Orientação: Silva, Sílvia Costa Agostinho da
Data: 2014
Título próprio: Melhoria contínua em formação: análise de um processo formativo em contexto profissional
Referência bibliográfica: FERREIRA, Guida Alexandra Lopes - Melhoria contínua em formação: análise de um processo formativo em contexto profissional [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9259>.
Palavras-chave: Benefícios de formação
Planeamento
Metodologias de intervenção
Follow-up
avaliação de transferência de formação
Training benefits
Planning
Methodology intervention
Follow-up
Training transfer evaluation
Resumo: O principal objetivo do projeto é analisar um processo formativo para maximização dos benefícios de formação numa empresa no setor de tecnologias de informação após identificação de um problema relacionado com o impacto da formação na empresa. O diagnóstico envolveu recolha e análise de informação documental, análise de dois questionários de avaliação de satisfação e eficácia com a formação, realização e análise de conteúdo de três entrevistas semiestruturadas e observação informal não estruturada (Robson, 1993). A análise foi orientada pela proposta de Salas, Tannenbaum, Kraiger & Smith-Jentsch (2012) para maximização de benefícios de formação. Nos resultados foram identificadas boas práticas e oportunidades para melhoria, neste sentido, é apresentado um plano de intervenção de melhoria contínua. No planeamento da intervenção foram identificadas metodologias para preparar líderes de equipa, providenciar ferramentas e conselhos a líderes de equipa, remover obstáculos, follow-up e avaliação da formação em múltiplos níveis por serem considerados fatores sobre os quais existe algum controlo. Algumas das metodologias sugeridas foram a técnica de coaching (Grossman & Salas, 2011), diagnóstico de performance (Martin, 2010) e aplicação do Learning Training System Inventory - LTSI (Holton, Bates & Ruona, 2000).
The main objective of the project is to analyze a training process in a company of information technology to maximize training benefits after identifying a problem related to the impact of industry training. The diagnosis included collecting and analyzing documents, analysing two questionnaires for evaluating training satisfaction and effectiveness, conducting and content analysis of three semi-structured interviews and unstructured informal observation (Robson, 1993). The information was analyzed following Salas, Tannenbaum, Kraiger & Smith-Jentsch (2012) suggestions about how to maximize the training benefits. Results focused on identifying good practices and opportunities for improvement, for that purpose a plan of action towards continuous improvement is proposed. In the intervention plan methodologies were identified to prepare team leaders, providing tools and advice to team leaders, remove obstacles, follow-up and evaluation of training at multiple levels because they are considered factors over which there is some control. Some of the suggested methodologies were technical coaching (Grossman & Salas, 2011), diagnostic performance (Martin, 2010), application of Learning Training System Inventory - LTSI (Holton, Bates & Ruona, 2000).
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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