Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/9257
Full metadata record
acessibilidade
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoleiro, Carla-
dc.contributor.authorParreira, Ana Mónica Tavares-
dc.date.accessioned2015-07-13T15:18:33Z-
dc.date.available2015-07-13T15:18:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-10por
dc.identifier.citationPARREIRA, Ana Mónica TavaresNome - Atitudes face à adoção homoparental: um estudo comparativo entre estudantes do ensino superior portugueses e espanhóis [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9257>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9257-
dc.descriptionCódigos PsycINFO: 3040 Social Perception & Cognition, 2980 Sexual Behavior & Sexual Orientationpor
dc.description.abstractO presente estudo debruçou-se sobre as atitudes face à homoparentalidade num estudo comparativo entre estudantes do ensino superior espanhóis e portugueses, futuros intervenientes nas áreas social, da saúde, educacional e jurídica. A importância deste estudo comparativo prende-se com as diferenças a nível legislativo nestes países, no que toca ao reconhecimento e direitos das famílias homoparentais. Para tal foram apresentadas a 630 estudantes (272 portugueses e 358 espanhóis) vinhetas de situações-estímulo (adoção de uma criança por casais homoparentais ou heteroparentais) num desenho experimental; aplicadas duas escalas sobre as competências parentais e os resultados desenvolvimentais das crianças; e colocadas algumas questões sobre relacionamentos interpessoais com este tipo de famílias e formação académica sobre o tema. Os resultados revelaram que a amostra espanhola denotou atitudes menos preconceituosas face à adoção homoparental do que a amostra portuguesa. Globalmente, os estudantes que tiveram mais contacto interpessoal com pessoas que se identificassem como gays/lésbicas/bissexuais revelaram atitudes menos preconceituosas. O contacto com informação científica sobre a homossexualidade durante o percurso académico teve influência significativa em atitudes mais favoráveis à adoção homoparental. A nível do desenvolvimento infantil, a amostra mostrou uma maior preocupação com a probabilidade de as crianças adotadas por homossexuais virem a ser alvo de discriminação. Essa diferença foi significativa também entre nacionalidades, onde a amostra portuguesa reportou uma maior probabilidade percebida de discriminação. Os resultados foram posteriormente discutidos à luz da literatura.por
dc.description.abstractThis study has leaned on the attitudes over the homoparenthood in a comparative study between Portuguese and Spanish college students from social, health, educational and legal field of study. The importance of this comparative study is related to the differences in a legislative level in these countries, regarding to the recognition and rights of homoparenthood families. For that were presented to 630 students (272 Portuguese and 358 Spanish) vignettes of situations-stimulations (adoption of a child by couples from the same sex and couples of different sex) in an experimental draw; with two scales applied about parenting skills and the outcome of children developments; and placed some issues about interpersonal relationships with this kind of families and academic formation about this topic. The results revealed that the Spanish sample, denoted less discriminating attitudes towards homoparental adoption, than the Portuguese sample. Overall, students who had more interpersonal contact with people who identified themselves as gay / lesbian / bisexual, showed less discriminating attitudes. The contact with scientific information about homosexuality during the academic course had significant influence on attitudes that turned to be more favorable to homoparental adoption. In a development level, the sample showed a greater concern with the probability of children adopted by homosexuals become discriminated against. This difference was also significant between nationalities, where the Portuguese sample reported a greater perceived discrimination probability. The results were subsequently discussed based on the literaturepor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectHomoparentalidadepor
dc.subjectPreconceitopor
dc.subjectInovação legislativapor
dc.subjectMudança socialpor
dc.subjectComparação culturalpor
dc.subjectSame-sex parentingpor
dc.subjectPrejudicepor
dc.subjectLegal innovationpor
dc.subjectSocial changepor
dc.subjectCrossculturalpor
dc.titleAtitudes face à adoção homoparental: um estudo comparativo entre estudantes do ensino superior portugueses e espanhóispor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201065410-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizações-
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
2014_ESCH_DPSO_ANAMONICATAVARESPARREIRA.pdf736.9 kBAdobe PDFView/Open
Anexo_lei_13-2005.pdf75.04 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.