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http://hdl.handle.net/10071/9244
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Title: O papel do município na implementação do ensino superior: estudo de caso do Município da Matala-Huíla (Angola)
Authors: Manuel, António
Orientador: Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
Carvalho, Ana Catarina Larcher Neves Santos
Keywords: Educação
Desenvolvimento
Formação
Ensino superior
ISCED-HLA
Education
Development
Higher education
Issue Date: 2014
Citation: MANUEL, António - O papel do município na implementação do ensino superior: estudo de caso do Município da Matala-Huíla (Angola) [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9244>.
Abstract: Em Angola, a extensão universitária a nível de províncias é um facto evidente, mas a municipalização do ensino superior está, ainda, numa fase experimental. A implementação do ensino superior nos municípios, constitui, a nível nacional, um dos objectivos do Ministério do Ensino Superior. Na Província da Huíla, o Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-HLA), em 2011 e 2012, implementou o ensino superior, a título experimental, apenas em quatro municípios, designadamente: Caconda e Caluquembe a Norte, Chibia e Matala a Sudeste (2012).1 No presente trabalho propusemo-nos investigar as estratégias concebidas e aplicadas pelos líderes locais na implementação do ensino superior em Matala, relacionando-as com a aquisição de competências da parte dos estudantes da sala do ISCED local, enquanto suporte de acção para resolução de situações problemáticas e de questões imprevisíveis, de forma eficaz e eficiente. Com base nos objectivos referidos, desenvolveu-se um estudo empírico em Matala, através de uma análise qualitativa, com aplicação de técnicas de observação, entrevistas exploratórias e aprofundadas, consubstanciadas numa amostragem não probalística, procurando uma real representação da população geral. Os resultados de estudos permitem confirmar três das hipóteses da pesquisa, que eram as seguintes: H1 – os líderes locais tiveram um papel fundamental na implementação do Ensino Superior no município da Matala; H2 – administrativamente, a sala do ISCED, em Matala, está organizada de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); H3 – o corpo docente promove competências pedagógicas aos formandos dentro das limitações materiais disponíveis. Relativamente às competências dos estudantes (H3), concluiu-se que as mesmas ficaram comprometidas devido, por um lado, à falta de docentes em algumas disciplinas, nomeadamente de Língua Portuguesa e línguas estrangeiras (Inglês e Francês). Por outro lado, à inexistência de equipamentos fundamentais como, o apetrechamento da biblioteca e recursos informáticos.
In Angola, the university extension at the level of provinces is an existential fact but the municipalization of higher education stills at an experimental stage. The municipalization of higher education is one of the challenges of the Ministry of Higher Education. Specifically in the case of the province of Huila, the Instituto Superior de Ciências da Educação de Huda (ISCED-HLA) in 2011 and 2012 had implemented higher education on an experimental basis in four districts, namely: North: Caconda Caluquembe and the Southeast: Chibia and Matala (2012). The aims of this study is investigate the strategies designed and implemented by local leaders in the implementation of Higher Education in Matala, questioning the impact on human development relating it to the skills training students in the room ISCED place, while support for action resolution of problematic situations and unpredictable issues effectively and efficiently.Based on the objectives enshrined, we developed an empirical study in Matala by observation techniques, exploratory interviews and in-depth, applied in a diverse sample, looking for a real representation of the general population. The study results allow us to confirm three of the hypotheses of the study, which were as follows: H1-local leaders played a key role in the implementation of higher education in the municipality of Matala; H2 – administratively, a "room" of ISCED in Matala is organized according to the Institutional Development Program (IDP); H3 – promotes faculty teaching skills to trainees; H4 – the implementation of ISCED has the primacy solve the shortage of teachers for the education of the local population. Regarding the skills of students (H3), it was concluded that the process was still early and it was difficult to assess, and there are still fulfill some basic requirements so there is a research based, where teachers have all the necessary material for the education of students, particularly through the equipping of the library and computer labs.
Description: Mestrado em Estudos Africanos
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/9244
Thesis identifier: 201023890
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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