Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/9199
acessibilidade
Title: Cisnes negros: representações de sucesso e processos de autoatribuição causal em imigrantes
Authors: Barbeitos, Emanuel Francisco Martins
Orientador: Almeida, Teresa de Jesus Seabra de
Keywords: Cisnes negros
Imigrantes qualificados
Sucesso escolar
Atribuições causais
Modelo atribuicional de Weiner
Estilos atribuicionais
Adaptação
Black swan
Qualified immigrants
School success
Causal attributions
Weiner’s attributional model
Attributional styles
Adaptation
Issue Date: 2014
Citation: BARBEITOS, Emanuel Francisco Martins - Cisnes negros: representações de sucesso e processos de autoatribuição causal em imigrantes [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9199>.
Abstract: A presente investigação visa produzir contributos para o estudo de atribuições causais e de estilos atribucionais em imigrantes com elevados níveis de escolarização. A investigação pretende fazer um levantamento das atribuições, enquanto mecanismos de predição e de controlo da experiência social dos indivíduos, associadas a trajetórias académicas caracterizadas, frequentemente, por grandes constrangimentos redutores das possibilidades de integração e sucesso escolares. Sob este ponto de vista, o sucesso escolar de imigrantes adquire características de um fenómeno do tipo “Cisne Negro”, isto é, marginal, atípico. Entendendo que o sucesso (ou o insucesso) escolar é um processo (multidimensional e multifatorial) e não, apenas, um mero resultado quantificável em indicadores estatísticos, optou-se pelo método qualitativo e pela entrevista, como técnica de recolha de dados, numa tentativa de captar melhor as subtilezas da complexidade e singularidade de cada percurso pessoal. O estudo procura analisar e compreender a forma como os perfis atribucionais variam em função de factores de diferenciação, como o grau de escolarização dos pais dos imigrantes, apreendendo as relações entre esses perfis, as capacidades adaptativas e o sucesso académico. O grupo-alvo é constituído por imigrantes e descendentes de imigrantes de países lusófonos, que obtiveram um grau universitário (ou outras qualificações para além desse grau) no sistema de ensino português. Os resultados apontam para a predominância da internalidade nas atribuições para o sucesso. Os indivíduos com pais mais escolarizados fazem atribuições externas à “educação familiar” e/ou ao estímulo de familiares e de outras pessoas.
This research aims to produce contributions to the study of causal attributions and attributional styles of immigrants with high academic degrees. The research intents to survey the attributions, while mechanisms for prediction and control of the social experience of individuals, associated with academic trajectories often characterized by major constraints reducing the possibilities of integration and school success. Under this view, the academic success of immigrants acquires characteristics of a phenomenon like "Black Swan", that is, marginal, atypical. Understanding that school success (or failure) is a process (multidimensional and multifactorial) and not just a mere quantifiable outcome measured by statistical indicators, it was chosen a qualitative approach and the interview as a technique for collecting data, in an attempt to better capture the subtleties of the complexity and uniqueness of each individual pathway. The study seeks to analyze and understand specifically how the attributional profiles vary according to some differentiation factors such as the level of parental education, capturing the relationships between those profiles, adaptive capacities and academic success. The target group consists of immigrants and descendants of immigrants, from lusophone countries, with tertiary educational level (university degree or other qualifications beyond that level) achieved in the portuguese education system. The results point to the predominance of internality for success attributions. However, individuals with parents with higher qualifications make attributions to “family education” and / or to the stimulus of family members and others.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/9199
Thesis identifier: 201022664
Designation: Mestrado em Educação e Sociedade
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO MES Emanuel Barbeitos (61340).pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.