Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9198
Autoria: Pinheiro, Frederico
Orientação: Lopes, Raúl Manuel Gonçalves
Data: 2014
Título próprio: Compreender a realidade: os fatores explicativos das notícias
Referência bibliográfica: PINHEIRO, Frederico - Compreender a realidade: os fatores explicativos das notícias [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9198>.
Palavras-chave: Agendamento
Fontes
Interesses financeiros
Jornalismo
Jornalistas
Média
Notícias
Organização empresarial
Sociologia da comunicação
Valores-notícia
Agenda-setting,
Business organization
Communication sociology
Financial concerns
Journalism
Journalists
Media
News
Newsworthiness
News sources
Resumo: O agendamento criado pela difusão de notícias impõe aos indivíduos o que devem pensar (McCombs e Shaw, 1972). A questão dos efeitos dos média está ligada à experiência simbólica indireta proporcionada pelas notícias (Bourdieu e Bouveresse, 2000; Habermas, 1984; Traquina, 2000; Waugh, 1991 e Woodrow, 1991). Assim, para compreendermos o relacionamento do Homem com o Mundo (Heinemann, 2010) devemos perceber as notícias e estudar os fatores que as explicam (Cohen, 1963). Neste estudo tentamos, por isso, responder à pergunta “Quais os fatores explicativos das notícias?”. Uma das possíveis fragilidades das Teorias do Jornalismo que se propõem a responder a esta pergunta é o foco concentrado em fatores específicos. Por acreditarmos que estas teorias são complementares nesta tese arriscamos a constituição de um modelo que tem por objetivo agregar as linhas estruturantes das Teorias do Jornalismo. Adotando o método de Gomes (2012) e Santos (2001), testamos a nossa proposta de modelo através da aplicação de inquéritos a jornalistas e chefias jornalísticas do Diário de Notícias, Rádio Renascença e RTP - Rádio e Televisão de Portugal, a comentadores/especialistas com espaço de intervenção nos média e aos deputados da Assembleia da República e através de entrevistas individualizadas aos responsáveis executivos e políticos dos três maiores grupos de comunicação social em Portugal – Média Capital, Impresa e RTP. Concluímos que os fatores explicativos das notícias se encontram em dois níveis de influência: a um nível superior estão os “interesses financeiros” e os “jornalistas” e a um nível inferior a “organização empresarial”, as “interações sociais” e os “valores-notícia”.
Agenda-setting, created by the diffusion of news, has as effect the imposition of what individuals must think (McCombs e Shaw, 1972). The media effects issue is related with the indirect symbolic experience provided by news (Bourdieu e Bouveresse, 2000; Habermas, 1984; Traquina, 2000; Waugh, 1991 e Woodrow, 1991). For that, in order to understand the constructions of the relationship of each individual with the world (Heinemann, 2010) we Os fatores explicativos das notícias iv should understand the news and study their explanatory factors (Cohen, 1963). In this study we try to answer the question “Which are the explanatory factors of news?”. One possible weak point of the Journalism Theories that try to answer this question is their concentrated focus in specific factors. We believe that these theories are complementary and we risk the proposition of a model that tries to congregate the main theoretical proposals of these theories. Adopting the method of Gomes (2012) and Santos (2001), we test our model proposal by applying a questionnaire to journalists, editors and directors of Diário de Notícias newspaper, Renascença Radio and RTP television network, to opinion-makers and to Portuguese national members of the Parliament and with interviews to the political and executive responsible of the three biggest Portuguese media groups - Média Capital, Impresa and RTP. We conclude that the explanatory factors of news are disposed in two distinct influence levels: in an upper level are “financial concerns” and “journalists” and at a lower level are “business organization”, “social interactions” and “newsworthiness”
Designação do grau: Mestrado em Economia e Políticas Públicas
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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