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http://hdl.handle.net/10071/9178
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Title: Os diferentes caminhos do insucesso escolar. Trajetos e projetos de jovens com experiências de insucesso escolar
Authors: Henriques, Tânia Isabel Casimiro
Orientador: Costa, António Manuel Hipólito Firmino da
Keywords: Insucesso escolar
Jovens
Escolhas escolares
Projetos futuros
Academic failure
Youth
School choices
Future projects
Issue Date: 2014
Citation: HENRIQUES, Tânia Isabel Casimiro - Os diferentes caminhos do insucesso escolar. Trajetos e projetos de jovens com experiências de insucesso escolar [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9178>.
Abstract: A problemática do insucesso escolar tende a permanecer, na arena da educação, enquanto fenómeno central de debates académicos e políticos. A expressiva percentagem de alunos que não transitam de ano escolar legitima tal situação. Países como Portugal são exemplo disso. O presente trabalho de investigação privilegia a análise, em exclusivo, de percursos escolares de insucesso. O estudo contemplou a experiência académica de 280 jovens, maioritariamente com idades entre os 15 e os 18 anos. Atualmente, estes jovens encontram-se a frequentar cursos de educação e formação, de dupla certificação – escolar e profissional – e em comum têm a não transição de, pelo menos, um ano escolar, no ensino regular. A investigação em causa objetivou realizar o estudo das variáveis que sustentam estes percursos e, simultaneamente, como estas determinam os projetos futuros destes jovens. Como ponto de partida, tomou-se a abordagem à sociologia clássica da educação e, como ponto de análise, contemplou-se uma importante dimensão de análise - a juventude. Após tantos anos de investigação nesta temática, e no que o conjunto de dados recolhidos permitiu concluir, a condição de classe social das famílias persiste enquanto variável explicativa dos percursos de insucesso escolar dos seus filhos. Estes percursos, por seu turno, fundamentam a escolha de fuga ao ensino regular e a inserção em fileiras de ensino menos prestigiantes. Mesmo que em significativa descoincidência com o desejariam para o seu futuro, esta escolha possibilita, a estes jovens, a certificação escolar que o ensino regular não lhes proporcionou.
The problem of academic failure tends to remain in the arena of education as a central phenomenon of both academic and political debates .The significant percentage of students who have to repeat their school years legitimises such a situation. Portugal is one of the countries that can be encapsulated in this context. This research scope is exclusively focused on the analysis of school failure trajectories. The study comprehends the academic experience of a sample of 280 youngsters, whose age span varies between 15 and 18 years old. These youngsters are currently attending Education and Training courses comprising dual certification – both academic and professional - and all share at least one school year repetition in the regular education system. This research aimed to perform the study of the variables that underlie these trajectories and, simultaneously, how they affect this population’s future projects. Using the classical sociology of education approach as its theoretical starting point the present study took youth as its key analysis dimension. After many years of research on this subject and so as to what that the set of collected data allowed to conclude, the families’ social class condition remains as the explanatory variable for their children’s unsuccessful school trajectories. These poor academic performances underlie the choice to withdrawal from the mainstream education system and to enroll in less prestigious curricular offerings. Even if discordant with their personal future aspirations, this choice allow these youngsters to obtain the school certification that traditional compulsory education did not provide them
Description: Mestrado em Educação e Sociedade
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/9178
Thesis identifier: 201022907
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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