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http://hdl.handle.net/10071/9177
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Title: Os processos de autonomização identitária dos irmãos gémeos: trajetos na família, na escola e no grupo de pares
Authors: Limpo, Vanessa Viviana Custódio Garcias
Orientador: Almeida, Teresa de Jesus Seabra de
Keywords: Identidade
Gémeos
Gemelaridade
Socialização
Autonomia
Identity
Twins
Twinship
Socialisation
Autonomy
Issue Date: 2014
Citation: LIMPO, Vanessa Viviana Custódio Garcias - Os processos de autonomização identitária dos irmãos gémeos: trajetos na família, na escola e no grupo de pares [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9177>.
Abstract: As questões da construção identitária têm vindo a ser fonte de estudo e debate nas mais variadas áreas de conhecimento, todavia a identidade gemelar merece um olhar apurado na medida em que operacionaliza dinâmicas de interação únicas, visto que duas personalidades são construídas a par uma da outra e uma com a outra, num diálogo identitário que se desenha em díade. O presente trabalho de investigação visou compreender de que forma as múltiplas instâncias de socialização (família, experiência escolar e redes de amizade) influem nos processos de autonomização identitária desta população singular, identificando algumas das variáveis que poderão conduzir à sua individualização ou, pelo contrário, colocá-los num plano de indiferenciação identitária. De forma a privilegiar a experiência da gemelaridade por quem a vive, foram realizadas 16 entrevistas, correspondentes a 8 pares de irmãos gémeos pertencentes às várias tipologias gemelares (mono e dizigóticos de ambos os géneros). Estes jovens são estudantes dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. A análise da informação recolhida permitiu concluir que entre as variáveis que afetam os processos de individualização dos irmãos gémeos, os recursos escolares dos pais são os que evidenciam um maior poder modelador da autonomização identitária. De facto, um maior grau de escolaridade tende a potenciar contextos em que os jovens se perspetivam enquanto seres independentes dentro da dupla, permitindo-lhes (re)construir os significados da sua presença no par e, simultaneamente, estruturarem o seu sense of self.
The issues of identity construction have been a source of study and debate in various areas of knowledge, yet the twin identity deserves a keen look as it mobilises unique interaction dynamics, in that two personalities are built along each other and with each other, in a dialogue identity that is drawn in dyad. This research work aims to understand how the various socializations instances (family, school and friendship networks) influence the identity of this special population by pinpointing some of the dynamics that may lead to the autonomy of each member of the pair or, on the contrary, settle a non differentiation identity between them. In order to understand twinship from those who experience it, this study engaged on a discourse analysis provided by a range of 16 interviews corresponding to 8 pairs of twins aged between 11 and 18 years old, students of both lower and upper secondary education, who correspond to the various twin types (monozygotic and dizygotic from both sexes). The analysis of the collected information allowed to conclude that among the variables that affect the twins’ individualisation processes, parents educational resources are those that represent a stronger modeling influence towards identity autonomy. In fact, a higher level of education tends to foster environments in which these youngsters see themselves as independent beings within the pair, thus enabling them to (re)build the meaning of being a part of two and, simultaneously, draw their sense of self.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/9177
Thesis identifier: 201022958
Designation: Mestrado em Educação e Sociedade
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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