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http://hdl.handle.net/10071/9144
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Title: Viver com a perda auditiva no envelhecimento: o impacto psicossocial e o papel do apoio social
Authors: Veiga, Sara Morgado
Orientador: Alexandre, Joana Dias
Esteves, Francisco
Keywords: Envelhecimento
Perda auditiva
Suporte social
Ansiedade
Depressão
Stresse
Aging
Hearing loss
Social support
Anxiety
Depression
Stress
Issue Date: 2014
Citation: VEIGA, Sara Morgado - Viver com a perda auditiva no envelhecimento: o impacto psicossocial e o papel do apoio social [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9144>.
Abstract: A perda auditiva é uma das doenças mais presentes no envelhecimento ocupando o décimo lugar na lista de doenças com uma maior influência nas condições da vida humana, sendo em Portugal considerada a quinta maior causa de sofrimento. O presente estudo procurou averiguar qual o impacto psicossocial (atividades diárias, sociais, estado emocional geral) desta doença em função do grau de perda. Por outro lado, e tendo em conta o papel protetor que o apoio (instrumental e informativo) pode desempenhar, procurou-se analisar em que medida o apoio modera a relação entre a perda auditiva e sintomas emocionais negativos (ansiedade, depressão e stresse). Para responder aos objectivos foi conduzido um estudo quantitativo com uma amostra (N = 110) de doentes com diagnóstico de perda auditiva com uma média de idades de 70 anos (DP = 7,89). Em termos gerais, constata-se que a perda tem um impacto negativo nas atividades diárias e sociais, bem como no estado emocional geral destes pacientes. No entanto, para sintomas emocionais negativos como ansiedade, depressão e stresse, é o apoio instrumental que tem um efeito significativo, verificando-se que independentemente do grau de perda, uma maior percepção de apoio conduz a menor ansiedade, depressão e stresse. Para a ansiedade verifica-se um efeito de interacção perda X apoio, parcialmente significativo, indicando que o efeito protetor do apoio faz-se tendencialmente sentir nos pacientes com perda ligeira e severa. Este estudo permitiu testar o papel do apoio numa doença crónica e ainda analisar o impacto especificamente do apoio instrumental e apoio informativo.
Hearing loss is one of the most common diseases in the aging process occupying the 10th place among the diseases with greatest influence in human life condition, being in Portugal the 5th main cause of suffering. The present study was designed to evaluate the psychosocial impact (daily activities, social activities, general emotion state) of this disease according to the hearing loss degree. On the other hand, taking into account the protector role that the support (instrumental and informational) can play, the research analyzed in which ways the support moderates the relationship between hearing loss and negative emotional symptoms (anxiety, depression and stress). To accomplish this goals, a quantitative study was performed with a sample (n=110) of patients with a hearing loss diagnosis and 70 years old media age (DP=7,89). In general terms, we noticed that hearing loss has a negative impact in daily and social activities as well as in the general emotional state of these patients. Nevertheless, in negative emotional states as anxiety, depression and stress, the instrumental support is what has the most significant effect, since independently from the hearing loss degree, the support perception leads to lower levels of anxiety, depression and stress. In what concerns anxiety, we noticed an interaction effect between loss vs support which is partially significant, indicating the support protective effect in mostly noticeable in patients with severe and mild hearing loss. This study allowed us to test the support role in a chronic disease as well as analyzing the specific impact of instrumental and informative support.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/9144
Thesis identifier: 201063468
Designation: Mestrado em Psicologia das Emoções
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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