Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9081
Autoria: Almeida, Cláudio R. K. de
Orientação: Jalali, Sara
Martins, Ana Lúcia Henriques
Data: 2015
Título próprio: Nintendo’s pursuit for profitability: a pedagogical case study
Referência bibliográfica: Almeida, C. R. K. (2015). Nintendo’s pursuit for profitability: A pedagogical case study [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9081
Palavras-chave: Mark-based view
Resource-based view
Sustainable competitive advantage
Nintendo
Visão baseada no mercado
Visão baseada nos recursos
Vantagem competitiva sustentável
Resumo: The home video game console industry, like most high technology industries, is characterized by fast innovation, intense competition and a generally volatile environment. Since the mid-1990s, this industry has essentially been dominated by three major companies, Nintendo, Sony and Microsoft. However, in recent years (since 2012) Nintendo’s performance has been below expectations, with revenues falling, negative operating income for the last three years, and falling share prices. As a result, Nintendo’s management has started, especially since the second half of 2014, a concerted effort to improve the company’s fortunes. At the moment these efforts have resulted in better media coverage and a stop in share price fall. It is still early to know if Nintendo’s pursuit for profitability will succeed; nonetheless, it is both of import and interest to understand how companies seek to achieve superior performance, which is why Nintendo was chosen to be analyzed. The aim of this project is to conduct a pedagogical case study on Nintendo, with a focus on how the company is attempting to return to profitability in the midst of intensified competition from its main rivals, Sony and Microsoft, and a growing threat from substitute products, namely mobile gaming. Through the case study and the request for a strategic analysis, the project will present its target audience – management undergraduate students – an opportunity to understand Nintendo and its industry; as well as, give them the chance to put into practice some strategic management concepts and frameworks, which may prove to be useful in both their academic and professional careers.
A indústria de consolas de jogos de vídeo, como a maioria das indústrias baseadas em alta technologia, é caracterizada pela inovação rápida, competição intensa e um ambiente geralmente volátil. Desde meados de 1990 que esta indústria é essencialmente dominada por três grandes empresas, a Nintendo, a Sony, e a Microsoft. No entanto, nos últimos anos (desde 2012) o desempenho da Nintendo tem estado aquém das expetativas: com queda nas receitas; resultados operacionais negativos nos últimos três anos; e queda na cotação das ações em bolsa. A administração da Nintendo começou, especialmente desde o segundo semestre de 2014, um esforço concertado para melhorar a situação da empresa. Neste momento, tais esforços resultaram em uma melhoria na forma como a empresa é retratada nos media e na paragem da queda do preço das ações. Ainda é cedo para se saber se a busca da Nintendo pela lucratividade será bem sucedida; no entanto, importa e interessa entender como as empresas procuram alcançar resultados superiores, e esta é a razão pela qual a Nintendo foi escolhida para análise. O objective deste projeto é a realização de um estudo pedagógico sobre a Nintendo, com realce na forma como a empresa tenta voltar à lucratividade em meio a intensa competição com os seus principais rivais, Sony e Microsoft, e a crescente ameaça de produtos substitutos, como os jogos em telemóveis ou tablets. Através do caso de estudo e a realização da análise estratégica, o projecto apresentará à sua audiência – estudantes da licenciatura em gestão – a oportunidade de entender a Nintendo e a sua indústria; e dar-lhes-á a oportunidade de praticarem alguns conceitos e ferramentas de gestão estratégica, eventualmente úteis nas suas vidas académicas e futuras carreiras.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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