Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9052
Autoria: Ferraz, Sónia Margarida Carlos de Oliveira Merino
Orientação: Nascimento, Generosa Gonçalves Simões do
Data: 2014
Título próprio: O novo papel do Director de Agrupamento
Referência bibliográfica: FERRAZ, Sónia Margarida Carlos de Oliveira Merino - O novo papel do Director de Agrupamento [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9052>.
Palavras-chave: Competências de escola de gestão
Liderança
Sistema educativo
Diretor
School management competences
Leadership
Educational system
Director
Resumo: As profundas mudanças a que se vem assistindo nas organizações envolvem consequentes alterações na gestão dos recursos humanos, colocando-os numa posição estratégica, o que implica ter em conta a evolução do seu desempenho. Após a transição do poder de decisão das escolas, o director deixou de exercer funções apenas numa escola passando a ser responsável por um Agrupamento (com escolas do pré-escolar ao ensino secundário), órgão unipessoal e o rosto da escola. Daí que os conceitos eficácia e eficiência passem a fazer parte do vocabulário de toda a comunidade escolar. Com esta dissertação procurou-se compreender o papel do Director de Agrupamento enquanto gestor e líder de uma organização tão específica como a escola, de acordo com as exigências que lhe são feitas actualmente. Pretendeu-se perceber quais são as competências chave para o sucesso do seu papel. Para tal, realizou-se um estudo de caso num agrupamento de escolas público partindo do ponto de vista dos actores envolvidos na gestão da escola e tendo como principal desígnio identificar e analisar as competências do director, percepcionadas pelos restantes elementos da direcção. O estudo de caso foi realizado no Agrupamento de escolas de Carcavelos à luz do actual quadro legislativo e dos actuais modelos de liderança e gestão. Recolheram-se dados através de uma entrevista realizada e de um questionário adaptado do Modelo dos Valores Contrastantes (Competing Values Framework - CVF). Dos resultados obtidos destaca-se que o director se considera a cara e o rosto da escola, que o exercício da liderança é o principal gerador de transformações, mais do que o quadro normativo em que se enquadra. Revela ter visão estratégica apoiada e partilhada por toda a comunidade escolar e da sua acção sobressai o culto e o privilégio pelas relações interpessoais e pelos valores nos quais acredita. Realça o papel do grupo, que cumpre as tarefas e lhe presta assistência, para que a sua liderança possa ser suportada, separa as funções de gestão das funções de liderança da escola não esquecendo a importância do cumprimento das tarefas de gestão que distribui pelos restantes elementos da direcção. Assume as tarefas de coordenação e liderança favorecendo a inovação e a mudança. Exibindo ainda disposição para correr riscos na implementação de processos que contribuam para uma melhor eficácia da escola e ajudem a criar uma cultura inclusiva. Promove uma gestão optimizada dos recursos que tem ao seu dispor apesar das dificuldades inerentes a um agrupamento de escolas. Apresenta-se determinado e corajoso, supervisiona, monitoriza, avalia e verifica o cumprimento dos objectivos definidos no seu projecto educativo. Adoptando assim um papel relevante na melhoria do processo de ensino aprendizagem.
The profound changes that are being seen in organizations require consequential modifications in the management of human resources, placing them in a strategic position, which involves taking into account the evolution of their performance. After the transition of the schools´ decision power, the director stopped to perform duties at just one school, being responsible for one grouping (with schools from pre-school to secondary education), unipersonal body and the school's face. Hence the concepts effectiveness and efficiency become part of the vocabulary of the whole school community. With this thesis, i sought to understand the role of the grouping´s director as a manager and leader of such a specific organization like school, according to the requirements that are made today. The intention was to perceive what are the key competences for the success of his role. To this end, i carried out a case study in one grouping of public schools from the point of view of the elements involved in school management and with the main purpose to identify and analyze the Director´s competences, perceived by the remaining management staff. The case study was conducted in schools´ Grouping of Carcavelos under the current legislation and the current models of leadership and management. Data were collected through an interview and a questionnaire adapted from the model of Contrasting Values (Competing Values Framework - CVF). From the results it is emphasized that the director considers himself the school's face, that the leadership is the main transformations´ producer, rather than the current legislation (normative frame). Reveals having supported strategic vision and shared by the whole school community and from his action stands out the cult and the privilege for his interpersonal relationships and values in which he believes. Emphasizes the role of the group, which carries out the tasks and assist him, so that his leadership can be supported, separates the functions of the school´s leadership management not forgetting the importance of accomplishing the management tasks that he distributes by the remaining administration elements. Takes coordination and leadership tasks, favoring innovation and change. Still showing willingness to take risks in the implementation of processes that contribute to a better school effectiveness and help create an inclusive culture. Promotes optimal management of resources he has at his disposal despite the difficulties inherent in a schools´ grouping. Presents himself determined and courageous, supervises, monitors, evaluates and verifies the objectives´ accomplishment set out in his educational project. Thus adopting a relevant role in improving the teaching and learning process.
Designação do grau: Mestrado em Administração Escolar
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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