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http://hdl.handle.net/10071/9004
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Title: Políticas públicas de juventude: programa ProJovem-Brasil
Authors: Henrique, Gustavo Dias
Orientador: Carvalho, Elisabete Reis de
Keywords: Políticas públicas
ProJovem
Jovens
Exclusão social
Cidadania e oportunidade
Public policy
Youth
Social exclusion
Citizenship and opportunity
Issue Date: 2014
Citation: HENRIQUE, Gustavo Dias - Políticas públicas de juventude: programa ProJovem-Brasil [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9004>.
Abstract: Este projeto apresenta o Programa ProJovem – Programa Nacional de Inclusão de Jovens como uma das políticas públicas implementadas pelo governo brasileiro, constituída por ações dirigidas para juventude no Brasil, no sentido de elevar a sua escolaridade e desenvolver a sua inserção no mercado de trabalho. No âmbito deste procura-se destacar os aspetos que demarcam historicamente as políticas sociais destinadas a esta população, tendo como objetivo associado a apresentação das perspetivas do Programa, sem deixar de as abordar de forma reflexiva e crítica, interpretando os mecanismos através dos quais se efetivam políticas públicas na realidade brasileira. Apesar da incerteza e proliferação constante de vários tipos de risco, a luta pela cidadania e garantia de direitos não pode tornar-se uma utopia, entendida na perspetiva do senso comum, sendo crucial o papel dos estudos académicos e económicos que revelam indicadores que permitem redimensionar e questionar a realidade diante da administração central. Desta forma, pode aspirar-se a mudanças e promover, quiçá, melhores condições socioeconómicas para a sociedade, sabendo-se que os jovens representam o amanhã, e portanto, o seu futuro. O ProJovem é um espaço de desenvolvimento do jovem brasileiro, especialmente aquele que vive nas margens da sociedade, com condições adversas à conclusão dos seus cursos fundamentais, regulares e profissionalizantes, ajudando-o a concluir os concluir os seus estudos numa proposta curricular que integra educação básica, formação técnica e participação cidadã. O projeto procura evidenciar que os desafios não estão apenas presentes nos resultados esperados da intervenção com os jovens beneficiários do ProJovem, mas, principalmente, na construção e implementação do próprio programa.
The paper presents the Program ProJovem as a public policy performed by the Brazilian government, and specifically in the program to share genealogical perspective is geared towards youth in Brazil, raising the possibility of their schooling and insert them in the labor market. While you work, try to highlight aspects which distinguish historically social policies aimed at this population. The intention is to present the Program under their best prospects, without leave of realizer constructive criticism so that we can better understand the Brazilian reality when it comes to effect public policy [said social]. The uncertainties are constant, but the struggle for citizenship and warranty rights, you can not turn utopia, and academic studies and economic reveal existing numbers so that they can dimension and question the reality faced by governments. Thus, one can aspire for change and promote, perhaps, the best conditions for society, knowing that the young represent tomorrow and therefore the future of that company. The ProJovem is however, how to best develop the young Brazilian, [especially one that is the margin of society, and various conditions to complete their core courses and regular, the more professional] and help you complete your studies in a curriculum that integrates basic education, technical training, and citizen participation. The paper seeks to show that the challenges are not only present in the expected outcomes for youth receiving ProJovem, but mainly in the construction and implementation of the program itself.
Description: Mestrado em Administração Pública
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/9004
Thesis identifier: 201008467
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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