Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/8910
acessibilidade
Title: Estudantes estrangeiros em Portugal: evolução e dinâmicas recentes (2005/6 a 2012/13)
Authors: Oliveira, I.
Ramos, M.
Ferreira, A.
Gaspar, S.
Keywords: Estudantes estrangeiros
Ensino superior
Portugal
Issue Date: 2015
Publisher: Instituto Nacional de Estatística
Abstract: Nos últimos anos, o aumento dos estudantes estrangeiros de diversas proveniências tem sido particularmente expressivo em Portugal. O objetivo deste artigo é analisar, no nosso país, a evolução das inscrições destes alunos no ensino superior entre 2005/6 e 2012/13, com especial incidência nas primeiras inscrições. A análise será baseada nos dados oficiais disponíveis e será efetuada tendo em conta as nacionalidades dos estudantes, organizadas em quatro regiões: os países africanos de língua portuguesa e Timor-Leste, o Brasil, a Europa e os restantes países. Os resultados obtidos permitem esboçar algumas das tendências mais marcantes durante o período em análise: o extraordinário crescimento dos estudantes brasileiros, a diminuição dos alunos dos PALOP, e um aumento expressivo dos estudantes europeus e também de outras nacionalidades.
Peer reviewed: Sim
URI: https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/18026
http://hdl.handle.net/10071/8910
ISSN: 1645-5657
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica
DINÂMIA'CET-RN - Artigo em revista científica nacional com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
publisher_version_Oliveira__Ramos__Ferreira_e_Gaspar_2015__RED.pdf789.26 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.