Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/8809
Author(s): | Santos, Pedro André Soares dos |
Advisor: | Pinto, Paulo Tormenta Costa, Pedro Seco da |
Date: | 2014 |
Title: | Função central e vitalização de uma zona periférica: o caso de uma estação de metro na Portela |
Reference: | Santos, P. A. S.(2014). Função central e vitalização de uma zona periférica: o caso de uma estação de metro na Portela [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8809 |
Keywords: | Centralidade Periferia Revitalização Área Metropolitana de Lisboa Metropolitano de Lisboa Portela Lisboa Centrality Outskirt Revitalization Lisbon Metropolitan Area Lisbon Subway |
Abstract: | O processo de criação, transformação e expansão das cidades sofreu inúmeras alterações ao
longo dos anos. As primeiras cidades foram fundadas pela agregação de pessoas e funções que até
então se encontravam dispersas. O seu centro inicialmente desenvolvido por razões religiosas ou
políticas vê mais tarde aparecer aqui a actividade comercial reforçando assim o caracter central deste
espaço.
A grande construção e densificação dos centros levou as cidades a expandirem-se para áreas
mais periféricas, onde começaram a haver inúmeras ofertas imobiliárias, muitas delas da esfera privada,
visando a classe media-alta, dando lugar a inúmeras cidades dormitório. O crescimento destas
áreas torna-se também possível devido à construção de grandes estruturas viárias que permitiam um
rápido e fácil acesso ao centro. A obsolescência de certas partes da cidade vai levar à necessidade de
intervenção nessas áreas visando a sua revitalização.
O crescente aumento do uso automóvel culminou num congestionamento das grandes vias de
entrada e saída da cidade que tenta ser colmatado com o recurso ao uso dos transportes públicos, em
particular o caso do metropolitano, uma vez que circula sobre vias reservadas.
A Portela, localizada no limite da cidade de Lisboa, já no concelho de Loures é uma destas
cidades dormitório que com a construção das grandes estruturas viárias ficou isolada dos seus bairros
envolventes não estabelecendo relações com os mesmos. Aquilo que se pretende é que através de uma
estratégia de descentralização dos equipamentos presentes no centro para o seu limite e com o surgimento
da estação de metro no centro esta possa estabelecer relações com os bairros mais próximos. The creation, transformation and expansion cities process has suffered several changes in the course of the years. The first cities were founded by the aggregation of people and functions that untill that point were set apart. Its center initially developed by politic or religious reasons later on sees the rise of commercial activities reinforcing the central character of this space. The massive densification and occupation of the centers as lead to the cities expansion to more peripheral areas, where the property sector starts to have a huge offer, most of those from private enterprises, eyeing the upper middle class, creating countless sleeping cities. The growth of this areas it’s also possible due to the construction of major road structures that allows a quick and easy access to the center. The outdate of some parts of the city will lead to the intervention necessity in those areas so that they can be revitalized. The growing number of car use as resulted in a jam at the major pathways to get in and out of the city that is trying to be solved with the use of the public transports, in particularly the case of the subway, since it uses private pathways. The Portela, localized on the limit of Lisbon city, on Loures county is one of the sleeping cities that with the construction of major road structures was secluded from the surrounding neighborhoods establishing no links with them. What is intended is that through a decentralization strategy of the equipment present in the center to its limit and with the appearance of the subway station at the center it can establish link with the closer neighborhoods. |
Degree: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_pedro_soares_santos.pdf Restricted Access | 145,44 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.