Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/8785
acessibilidade
Title: Estratégia de comunicação como um processo de tomada de decisão: uma nova abordagem na compreensão da formulação estratégica em Relações Públicas
Authors: Raposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho
Orientador: Eiró-Gomes, Mafalda
Gomes, Orlando
Keywords: Relações Públicas
Tomada de decisão
Estratégia
Estratégias de comunicação
Processo de Relações Públicas em quatro etapas
Public Relations
Critical decision-making
Strategy
Communication strategy
Public Relations process in four steps
Issue Date: 2013
Citation: RAPOSO, Ana Luísa Canelas Rasquilho - Estratégia de comunicação como um processo de tomada de decisão: uma nova abordagem na compreensão da formulação estratégica em Relações Públicas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8785>.
Abstract: As Relações Públicas (RP) podem ser entendidas simultaneamente como uma disciplina autónoma da comunicação aplicada e como uma atividade que assume uma função estratégica relevante na organização. Neste sentido, o profissional de RP baseia a sua ação em processos de formulação estratégica, recorrendo a métodos científicos. Partindo de uma revisão do processo de Relações Públicas em quatro etapas, à luz dos conceitos e propostas sobre a tomada de decisão, propõe-se uma nova abordagem na compreensão da formulação estratégica em Relações Públicas, assumindo o desenho de estratégias de comunicação como um momento de tomada de decisão por excelência. Deste modo, é apresentado um esquema processual para a aplicação do conceito de tomada de decisão no desenho de estratégias de comunicação em RP, que apresenta mais-valias para a prática deste corpo de conhecimentos, na medida em que permite mitigar o risco, no momento da escolha de uma entre várias alternativas de ação, e tornar as decisões mais eficientes.
Public Relations (PR) can be understood both as an independent discipline from applied communication and as an activity that assumes a relevant strategic function in the organization. In this way, the PR professional's action is based on strategic formulation processes through scientific methods. By reviewing the Public Relations process in four steps in light of concepts and proposals about decision making, a new approach to understand the strategic formulation in Public Relations is proposed, assuming the definitions of communication strategies as a decision-making moment by excellence. It is therefore presented as a process scheme for the decision-making concept application in the definition of communication strategies in PR, which represents added value to the practice of this knowledge area, as it allows risk mitigation in the moment of choice, amongst one of several action options and making more efficient decisions more efficient.
Description: Doutoramento em Ciências da Comunicação
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/8785
Thesis identifier: 101482876
ISBN: 978-989-732-594-6
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Ana Luisa Raposo_14_out_13.pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.