Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8772
Autoria: Albuquerque, Sara Alexandra Ramos de
Orientação: Neves, José
Sampayo, Mafalda
Data: 2014
Título próprio: Cidade do futuro: o sistema do metropolitano no desenvolvimento dos núcleos urbanos de Lisboa e Loures
Referência bibliográfica: Albuquerque, S. A. R.(2014). Cidade do futuro: o sistema do metropolitano no desenvolvimento dos núcleos urbanos de Lisboa e Loures [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8772
Palavras-chave: Centralidade
Limite
Periferia
Cidade
Metro
Espaço público
Expansão
Futuro
Rede
Resumo: Actualmente é indiscutível que as redes de comunicação tais como estradas, metropolitano, comboio e outros são essenciais na cidade e os seus acessos devem ser localizados em pontos estratégicos, criando uma determinada hierarquia local e estruturando a cidade. Através da análise da evolução da rede do metropolitano ao longo do tempo é possível verificar uma transformação e igualmente uma evolução da cidade à superfície, assim como perceber que, quando se criam alterações na cidade subterrânea, ou seja na rede do metro, também se modificam as dinâmicas à superfície. A expansão do metro tem um grande impacto na progressão da cidade em relação à sua economia urbana, ao desenho do espaço público e às tipologias arquitectónicas. Neste trabalho é analisado o impacto que o planeamento da rede do metro tem no crescimento da cidade ou na sua transformação. O estudo mostra de que forma é que a rede do metropolitano actual afectou a cidade de Lisboa ao longo da história, que relação teve com o seu desenvolvimento, como é que o espaço público e a arquitectura interagem com os acessos a esta rede de comunicação. É objectivo deste trabalho perceber como se poderá alterar a cidade no futuro em relação a mudanças na centralidade de determinadas áreas, consoante o planeamento proposto para a expansão da rede de metro de Lisboa (prevista e em estudo desde Julho de 2012). Propõe-se ainda para esta investigação o caso de estudo do concelho de Loures, enquanto área localizada fora dos limites da cidade de Lisboa, com o objectivo de compreender de que forma é que a expansão da rede do metro pode influenciar também o desenvolvimento ou melhoramento de algumas zonas pouco consolidadas e com diferentes características.
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_sara_ramos_albuquerque.pdf
  Restricted Access
83,5 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.