Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8763
Autoria: Amaro, Pedro Manuel Silva
Orientação: Neves, José
Pacheco, Mónica
Data: 2014
Título próprio: As artes plásticas, como forma de arquitectura
Referência bibliográfica: Amaro, P. M. S.(2014). As artes plásticas, como forma de arquitectura [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8763
Palavras-chave: Arquitetura
Artes plásticas
Resumo: O artista intervém num espaço e expõe a sua interpretação do sítio. Eduardo Nery e a sua arte funcionam como elemento unificador numa arquitectura feita de sobreposições. Há uma lucidez, própria do design, que faz com que a sua intervenção e arquitectura sejam uma só. Por outro lado, não se trata de um domínio clássico do espaço, pois a fundamentação do seu trabalho não reside nos elementos estáticos , mas sim no espaço imaterial, no movimento. Chorão Ramalho necessita, também, das artes, para a construção de um ambiente que destrua a sua arquitectura. As artes, aplicadas nos seus edifícios, funcionam como um meio de comunicação entre a arquitectura e as outras disciplinas, assim como, estreita a relação com o lugar onde é implantada.Em grandes cidades, compostas de confusão, a arquitectura, como disciplina isolada, não pode dar uma resposta consistente aos seus problemas. Quando são trazidas novas áreas do conhecimento e novos olhares, o seu efeito torna-se mais abrangente. Isto prende-se com a consciência de que cada vez mais a arquitectura é uma multiplicação de disciplinas politicas, sociais, culturais, económicas e artísticas. As suas singularidades tendem gradualmente a desvanecerem-se. As cidades contemporâneas não têm integridade suficiente para ditar uma linha a seguir pelas intervenções arquitectónicas que as pontuam. Desta forma, será, logicamente, difícil a arquitectura atender à unidade de uma cidade. Então, talvez o objectivo da arquitectura seja tentar dar credibilidade a estes contextos descaracterizados e ambíguos. É nestes cenários, onde surge a arte no espaço público e na arquitectura, é como que uma demonstração de humanidade num lugar onde a força mecânica das cidades se torna sufocante.
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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